Tendência gastronômica: você sabe o que é fish n’ chips?

A combinação ganhou espaço no Brasil e hoje é uma febre para quem busca um preparo rápido e delicioso

fish n’ chips
Foto: Sirène Fish & Chips, divulgação

Você sabe como surgiu o tradicional fish n’ chips? A história é tão controversa quanto a origem das partes que compõem o prato, as batatas fritas e o peixe empanado. De acordo com a história, a batata frita foi inventada na Bélgica, mas os franceses também reivindicam a autoria dessa iguaria culinária. Já o peixe empanado provém de países mais ao sul da Europa, inventado pelos povos judeus de regiões de Portugal e Espanha. A junção das duas comidas se tornou símbolo nacional da Inglaterra, mas não se sabe ao certo em qual parte do país o preparo teve origem.

Tradicionalmente, as batatas fritas são feitas no estilo rústico, ou seja, cortadas grosseiramente, mais espessas do que as americanas. O peixe comumente utilizado é de água salgada, coberto por uma mistura de farinha de trigo, e água, ou mais raramente cerveja, para assim ser frito empanado.

Aqui no Brasil, o preparo desembarcou há pouco tempo, mas já é uma febre entre os jovens. Ficou com vontade? Confira três empreendimentos que oferecem fish n’ chips em Santa Catarina:

1 – Sirène Fish & Chips: a principal casa de fish n´chips do Brasil está presente na capital catarinense, na Rua Victor Meirelles, 230, Centro Histórico e também em Balneário Camboriú, na Avenida Ruy Barbosa (nº 320), na Praia dos Amores. A rede trabalha com uma receita exclusiva no país, além de vários drinks e cervejas artesanais.

2 – Mad Dwarf: o empreendimento é inspirado nos clássicos pubs irlandeses, com muita cerveja artesanal, e claro, fish n’ chips. Está localizado no 10/11 341, Rua 3300, no centro de Balneário Camboriú.

3 – Yellow Bus: o comércio é um Food Truck de hambúrguer, hot dog, e fish n’ chips.  Está localizado na Av. Carlos Drummond de Andrade (nº 128), Praia Brava.

Leia mais:

Faça um brócolis fácil e saboroso com apenas três ingredientes

Beto Barreiros: Os poderes da folha de louro

Confira uma surpreendente receita de ravióli negro recheado com bacalhau