12º edição do Festival Internacional de Teatro de Animação segue até sexta-feira em SC

O  festival terá mostra de rua e democratiza acesso à arte, com ações em Florianópolis, São José e Campos Novos

Tatá, o travesseiro
Tatá, o travesseiro. Foto: João Julio Mello, Divulgação

A 12º edição do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, segue com programação até a próxima sexta-feira, 11 de outubro, com espetáculos apresentados em teatros, espaços públicos como praças e parques de Florianópolis. Companhias da Argentina, do Brasil, do Chile e da Espanha estão participando do festival com mais de 20 sessões de teatro com classificação livre, adulta e infantil.

Espetáculos brasileiros no FITA

Tatá o travesseiro, da Cia. Artesanal (Rio de Janeiro), que será apresentado nesta segunda-feira, 7, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, concorre na categoria Melhor espetáculo infanto-juvenil no Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Para contar a história de Lipe que tem seu travesseiro como melhor amigo, usa as técnicas manipulação direta, objetos e bonecos híbridos e habitáveis.

Os bonecos gigantes do Grupo De Pernas pro ar (Rio Grande do Sul) estão no espetáculo MIRA, que coloca na rua a perspectiva imagética do mestre espanhol Joan Miró. O grupo foi contemplado com o Edital Rumos 2018/2019 e neste momento está em São Paulo, realizando uma exposição de suas “novas máquinas autômatas”. O grupo se apresentou domingo em Campos Novos, sábado no Floripa Airport, e nesta segunda faz nova apresentação no Largo da Catedral, em Florianópolis, às 15h.

SC representada no FITA 2019

Um dos principais grupos de teatro de animação de Santa Catarina, a Trip de Teatro, de Rio do Sul, aparece na programação com dois espetáculos: O flautista de Hamelin – para o público infantil  e  Kasperl e a cerveja do papa, para o público adulto.

A Cia Mútua, de Itajaí, e a Cia. Peregrina de Teatro, de Florianópolis, também representam SC no festival. A primeira apresentará o espetáculo Contestados, sobre a sangrenta guerra na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina. A Peregrina, O curioso caso do boi, que se debruça sobre o folclore da Ilha de Santa Catarina para valorizar o contato humano e a cultura do brincar.

Programação completa no wwww.fitafloripa.com.br  

O 12º FITA é realizado pelo Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, e do Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Mostra de Rua FITA tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. O festival conta com apoio da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (Edital Procultura) e  do SESC-SC.