Floripa Tap põe no palco reflexão sobre igualdade de gênero

Foto: Julio Cavalheiro

Festival Floripa Tap ocorre de 27 de abril a 1° de maio. Foto: Julio Cavalheiro

Não é de hoje que se fala em igualdade de direito e de respeito entre os gêneros. Nos últimos anos as mulheres têm conquistado um espaço significativo com o empoderamento feminino, mas mesmo assim o caminho a ser percorrido ainda é longo. E é por isso que, em sua 9ª edição, o Floripa Tap propõe uma reflexão sobre o tema e traz para o mundo do sapateado o debate sobre machismo e os abusos sofridos por milhares de mulheres.

Na tradicional Noite de Gala, que reúne as melhores performances do festival no Teatro do CIC, será apresentada uma prévia do novo projeto que está em elaboração pela coreógrafa e realizadora do evento, Marina Coura, e que deve ser finalizado até o segundo semestre. Neste trabalho, ela busca provocar o público a uma reflexão interior sobre o tema. Inspirada em campanhas internacionais sobre o machismo e em ícones feministas à frente do seu tempo, como Simone de Beauvoir, Marina fez uma extensa pesquisa sobre o tema e deu à dança a missão de promover nas pessoas uma reflexão individual, em que cada um irá analisar os seus próprios preconceitos, muitos arraigados na cultura e transmitidos de pais para filhos.

O novo espetáculo apresentará essa temática pelo sapateado e dança contemporânea, com direção musical de Rafael Callegari, coreografia e interpretação dos dançarinos que compõem a Cia Trupe Toe, integrada por artistas catarinenses, paulistas e cariocas. Ativista da causa, a cantora florianopolitana Dandara escreveu uma música para o espetáculo, “Mulher de força”, que será apresentada em um dueto com Marina. Essa performance e mais um solo da Marina com os músicos são as cenas que o público poderá ver em primeira mão na Noite de Gala do Floripa Tap.

— Minha forma de arte é de comunicação não violenta. Por isso vamos enaltecer no palco o que a gente pode mudar, instando o público a olhar para si. Com a construção desse espetáculo nós buscamos trazer à tona o machismo sutil que até mesmo as próprias mulheres reproduzem e que já está estabelecido na nossa cultura. Queremos que cada um que assistir consiga perceber em si as próprias atitudes preconceituosas que tanto recriminamos nos outros. A frase ‘isso é coisa de menina’, por exemplo, leva os meninos a acharem que coisa de menina é algo ruim. É por isso que, mais tarde, muitos deles não conseguem perceber a mulher como uma pessoa completa — antecipa Marina.

Durante a Noite de Gala, a sapateadora também apresentará cenas de outro espetáculo que dirigiu, “Marias”, que estreou nos palcos do CIC no fim de 2017. Ele presta uma homenagem à força da mulher, dando destaque a personalidades que tiveram garra para conquistar seu espaço ao longo da história. Frida Kahlo, Aretha Franklin, Maria Bonita, Elza Soares, Rita Lee e Beyoncé são algumas das referências, que fizeram e ainda fazem a diferença em seus diferentes espaços.

Saiba mais

Considerado um dos principais festivais de sapateado da América do Sul, o Floripa Tap será realizado de 27 de abril a 1º de maio, na capital catarinense, neste ano com um dia a mais de programação. O festival mantém como uma de suas marcas a programação de espetáculos gratuitos no palco do Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional, e no Hotel Sesc Cacupé, onde será realizada uma jam session e o duelo de sapateadores abertos ao público. Além disso, o evento conta com workshops e oficinas da modalidade para quem deseja aprender a sapatear e para alunos e profissionais de níveis intermediário e avançado.

Os ingressos para a Noite de Gala, que também conta com performances dos melhores sapateadores do Brasil e exterior, já estão à venda na Garagem da Dança, pelo site Blueticket e na bilheteria do Teatro Ademir Rosa (CIC).

Confira a programação completa do Floripa Tap no site www.floripatap.com.br. Vale lembrar  que todas as atividades ao ar livre vão ocorrer mesmo com chuva, pois a estrutura no local terá tendas cobertas para garantir o conforto do público.

Leia mais:

Veja a programação completa do Floripa Tap 2018

2º Garopa Literária agitará litoral sul com debates sobre diversidade

Veja a programação de shows do 46º Rodeio Nacional CTG Os Praianos