Com feiras especializadas, fotografia se consolida como expressão artística

Maior feira de fotografia do país, SP-Arte/Foto vai até domingo em São Paulo. Já Florianópolis recebe Feira ArteFoto a partir de 28 de agosto

SP-Arte/Foto. Foto: Nicolas Calligaro/Divulgação

Considerada um ponto de partida para aqueles que querem começar suas coleções particulares de arte, já que geralmente é mais acessível que outras expressões artísticas, a fotografia vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, com feiras especializadas em São Paulo e Florianópolis em agosto, o mês da fotografia.

Na Capital paulista, o shopping JK Iguatemi recebe até domingo (26) a 12ª edição da SP-Arte/Foto – Feira de Fotografia de São Paulo, o principal evento nacional dedicado a essa linguagem artística. A feira tem entrada gratuita e reúne 34 expositores, importantes galerias e fotógrafos do Brasil e do mundo. A visita vale mesmo para quem não pretende investir em uma obra no momento. Por lá, é possível ver de perto imagens assinadas por nomes como Sebastião Salgado, David LaChapelle, Robert Mapplethorpe, Pierre Verger, Vik Muniz, entre outros.

Para quem busca obras exclusivas, é possível encontrar edições menores, de três a cinco cópias. Mas também é possível adquirir imagens de fotógrafos renomados em edições maiores, que são mais comuns no mercado da fotografia.

— Arte é mais movida a paixão do que investimento. Claro que se você investe parte do seu patrimônio em uma fotografia ou obra, você presta mais atenção nisso. Diria que arte não deve ser movida por investimento, mas às vezes pode ser o melhor investimento que a pessoa pode fazer. E o mercado de fotografia vem ganhando cada vez mais espaço — diz Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Arte/Foto.

O homenageado desta edição é German Lorca, apresentado pela galeria Utópica ao lado de Carlos Moreira e Annemarie Heinrich, todos representantes do modernismo – período entre 1940 e 1980, quando as fotografias ultrapassaram a função de mero registro e encontraram seu espaço como obra de arte. Outro destaque é o estande da  Pinakotheke, que traz várias imagens de Oscar Niemeyer registradas pelas lentes de fotógrafos como Walter Firmo, Bob Wolfenson e Juan Esteves.

Foto: Nicolas Calligaro/Divulgação

SP-Arte/Foto 2018

Quando: de quinta a sábado (23, 24 e 25), das 13h às 21h; e ao domingo (26), das 13h às 20h
Onde: JK Iguatemi (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia, São Paulo)
Quanto: entrada gratuita

Florianópolis recebe Feira ArteFoto

Santa Catarina não tem nenhuma galeria na SP-Arte/Foto, mas quem gosta de fotografias para colecionar ou presentear pode conferir a Feira ArteFoto, que ocorre entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, na Capital. Realizada pela Helena Fretta Galeria de Arte e pelo Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte, o evento chega à terceira edição e vem se consolidando como plataforma de intercâmbio artístico e cultural entre colecionadores, artistas e admiradores dessa expressão artística.

Com curadoria de Lucila Horn em parceria com Helena Fretta, a feira tem artistas como Adriano Fernandes, Ana Sabiá, Denise Becker, Juliana Hoffmann, Leonardo Bittencourt, entre outros. No dia 1º, das 10h às 12h, ocorre a palestra Fotografia no campo da arte é arte, com a curadora Lucila. As vagas são limitadas mediante inscrição pelo e-mail feiraartefoto@gmail.com e a entrada é gratuita.

3ª Feira ArteFoto

Quando: abertura na terça-feira (28), às 18h. Visitação de 29/8 a 1º/9, de quarta a sexta-feira das 10h às 18h30 e no sábado das 10h às 17h
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte (Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis)
Quanto: entrada gratuita

*A repórter visitou a SP-Arte/Foto a convite do Iguatemi Florianópolis

Leia mais:

Carlos Trilha apresenta “Concerto nº 1 para sintetizadores” no Teatro da UFSC

Erasmo Carlos chega a Santa Catarina em setembro trazendo clássicos e novas canções

Bolshoi Brasil fará apresentação na abertura do Prêmio Desterro – 9º Festival de Dança