Franja é tendência para os cabelos no verão: veja dicas para adotar o visual

Por Thamires Tancredi

Mais democrática do que nunca, a franja está entre as apostas para quem quer renovar o visual neste verão. A tendência já caiu no gosto das celebridades: na novela O Outro Lado do Paraíso, da TV Globo, aparece para deixar mais modernos os looks das atrizes Gloria Pires e Bianca Bin na nova fase das personagens Duda e Clara. Hugo Moser, fundador da rede de salões Hugo Beauty, desmistifica a ideia de que a franja funciona apenas para determinada faixa etária.

– Ao contrário do que muita gente pensa, a franja não é indicada somente para mulheres jovens. Este é um conceito ultrapassado – afirma Hugo.

– Funcionam tanto para evidenciar os olhos como para suavizar linhas de expressão.

Vale também para praticamente todos os formatos de rosto. Gill Azevedo, do salão Maison 31, dá a dica: se você está na dúvida sobre que estilo de franja combina mais com o seu rosto, consulte um visagista.

– Para mulheres com o rosto quadrado e nariz médio, por exemplo, a franja cai muito bem sempre. Mas, se a mulher tem muita bochecha, a franja pode acentuá-la ainda mais – explica.

Gloria Pires, que já usou franja em outras épocas, adotou o visual para combinar com o cabelo médio. Aqui, a franja aparece mais comportada. Já Bianca Bin investiu em um visual que lembra o da atriz Dakota Johnson em “Cinquenta Tons de Cinza”.

— Extremamente desconectada, ao estilo despojado chique — diz Gill Azevedo

O estilo da vez

Do tipo cortininha – ou curtain bangs –, mais longa e com toque retrô, até as mais leves e repicadas, não faltam inspirações para quem quer aderir ao visual.

– Elas surgem compactas, desfiadas, simétricas ou assimétricas, muito curtas, na altura das sobrancelhas ou longas, dependendo das formas do rosto – sugere Hugo Moser.

Alinhadíssima

Foi-se o tempo em que a franja perfeita precisava ter todos os fios no lugar. Mas é fato que uma estrategicamente bagunçada fica mais bacana, não é?

A dica de Gill Azevedo é escolher uma escova que tenha o tamanho exato da sua franja, para facilitar na hora de pentear.

E o calor?

Quem tem franja sabe bem: os dias de verão não costumam facilitar a vida. Se a pele é oleosa, dificuldade dobrada: o aspecto brilhoso em excesso da cútis logo passa para os fios. Para encarar a franja na estação, Gill sugere dois produtos para ter sempre na nécessaire: invista em um antifrizz e também em um protetor térmico, que protege os fios e evita que a franja fique oleosa.

– Se você tiver muita oleosidade na testa, costumo indicar uma franja mais rala, só para dar um ar mais alegre e fresh – destaca Gill.

Para quem tem cabelo crespo, a franja cai bem quando os fios têm comprimento de médio para curto, explica Gill Azevedo. É o caso da Miss Brasil 2016, Raíssa Santana. Foto: Lucas Ismael, Divulgação

Leia também

5 tendências que devem estar nos lançamentos de decoração em 2018
SOS cabelos! 5 pecados que detonam seus fios no verão