Temporada de friozinho também pede frutas e vegetais na alimentação

Aprenda alguns truques para incluir frutas e vegetais nas estações frias do ano

Foto divulgação

O friozinho começa a dar as caras e muita gente já vai deixando de lado o consumo de água, frutas e vegetais. O principal motivo referido é não gostar de comer frutas e saladas por serem mais geladinhas e não combinarem com os dias frios. Nós entendemos essa justificativa, mas trazemos pra vocês, muitas dicas de como incluir esses alimentos na rotina diária de forma atrativa e saborosa, porque não é só de salada que os vegetais podem parte.

O outono e inverno são épocas do ano em que o nosso corpo precisa de muita hidratação e cores variadas no prato, pois é necessário aumentar a imunidade para evitar gripes e resfriados, dentre outras afecções comuns dessas estações. E é por isso que o consumo adequado de vitaminas e minerais se torna tão importante.

Sabendo que no friozinho, o corpo acaba querendo consumir mais calorias para manter a temperatura do corpo ajustada, é que devemos redobrar os cuidados com a alimentação através da ingestão de nutrientes importantes para a manutenção da alimentação saudável. Frutas, vegetais, cereais integrais e oleaginosas fornecem nutrientes importantíssimos para aumentar a nossa imunidade, mas também nos trazem uma importante contribuição de fibras alimentares e gorduras do bem que auxiliam a manter nosso corpo saciado e a temperatura corporal estável, evitando que comamos maior quantidade de alimentos ultraprocessados com baixa qualidade nutricional e recheado de calorias vazias.

Veja algumas dicas de como incluir frutas e vegetais na sua alimentação em dias de friozinho:

1. Aposte nos legumes e vegetais refogados, assados ou no vapor:

Que tal, ao invés da saladinha básica, apostar em um refogadinho de ovo com couve e espinafre, ou um salteado de tirinhas de cenoura, cebola roxa, brócolis e mandioquinha? Legumes assados ao lado de um belo peixe ou com lombo de porco também são ótimas pedidas. Tomatinhos cereja assados no forno com manjericão e um fio de azeite de oliva…mmmm! No vapor, é dez minutinhos e os legumes já estarão prontos! Você pode preparar um sal de ervas para trazer ainda mais sabor para os legumes e se encher de fitoquímicos que auxiliarão na sua imunidade!

2. Combine os vegetais e legumes em preparações

Que tal preparar uma sopa de legumes? Um risoto de abóbora ou um spaguetti de abobrinha com molho de tomate caseiro! Tem tantas opções bacanas para introduzir os legumes em preparações que chega a dar água na boca. Incrementar aquele arroz do dia-a-dia com ervilhas, cenourinha ralada, pedacinhos de couve-flor, vagem picadinha já traz outra cara para o seu prato e muita nutrição! Omeletes com tomatinhos e espinafre, lasanha de abobrinha e berinjela…um sem fim de delícias nutritivas.

3. Faça compotinhas de frutas, frutas assadas com especiarias, e escolha frutas da estação ou frutas desidratadas para carregar sempre na bolsa

No outono e inverno temos maior acesso a maçãs orgânicas que rendem uma bela receita de maçã assada com crumble de nozes e frutas secas. Essa receitinha é riquíssima em antioxidantes e fitoquimicos que ajudarão a dar um UP na sua saúde! Mas além da maçã, você pode assar a pêra, bananas ou ameixa.

Compotinhas de fruta também são uma ótima pedida: Basta colocar a fruta picadinha em uma panela, adicionar uns gominhos de laranja (sem a pelezinha nem as sementes) e um pouquinho de água + especiarias do seu gosto (cravo, canela, cardamomo, gengibre são ótimas opções), e cozinhar em torno de 15-20 minutos em fogo baixo. Você pode usar a maçã, pêra, ameixa, mamão, manga, manga + morango, e são todas, frutas da estação.

Na bolsa, você pode carregar as frutas da época: tangerina, banana, maçã, pêra e uvas, assim como frutas desidratadas como damasco seco, ameixa seca, tâmaras e uva passa.

Receita de maçã assada com crumble de nozes e frutas secas

Ingredientes para a maçã assada

  • 1 ou mais maçãs
  • 1 Canela em pau por maçã
  • ½ laranja espremida por maçã
  • 1 cravo por maçã (opcional)

Ingredientes para o crumble de nozes e frutas secas

  • 1 colher de sopa rasa de manteiga sem sal ou de óleo de coco
  • 50 gramas de nozes
  • 50 gramas de amêndoas ou aveia em flocos
  • 3 ou 4 damascos secos
  • 1 colher de sopa ch de uva passa
  • 2 tâmaras hidratadas previamente em água (durante 15 minutinhos)
  • Coco ralado sem açúcar (opcional)
  • Especiarias como canela, gengibre em pó, cardamomo a gosto (opcionais)
Modo de preparo

Crumble de nozes e frutas secas

  • Em um processador, triture as nozes e amêndoas (ou aveia) depois adicione a manteiga ou óleo de coco e processe rapidamente. A massa deve ficar como se fosse uma areia de praia mais grossa. Separadamente, pique com uma faca, os damascos, tâmaras e uva passa (não triture no processador) e acrescente na misturinha que foi processada.
  • Em uma assadeira com papel manteiga, espalhe a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 20-30 minutos.

Maçã assada

  • Descasque a(s) maçã(s), no caso da maçã ser orgânica pode manter a casca, retire o miolo e coloque em uma assadeira, esprema a laranja sobre a maçã e no meio da fruta, adicione a canela em pau e o cravo (opcional). Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 15-20 minutinhos
  • Sirva a maçã quentinha com o crumble no meio, e aproveite essa explosão de sabores e fitoquimicos!
Mais de nutrição:
Enxaqueca: uma dieta balanceada pode ajudar você a reduzir e evitar as crises
Mudança de estação: o que comer com a chegada do outono?