Outono: confira benefícios das frutas típicas da estação

Foto divulgação

Com a chegada do outono, alguns frutos também entram em alta e podem ser a estrela principal de receitas saborosas e funcionais. Segundo a nutricionista Cyntia Maureen, frutas como maçã, goiaba e abacate são versáteis e podem ser bem aproveitadas em pratos doces ou salgados.

Abaixo, a profissional elenca outras frutas típicas do outono e sugere uma receita de smoothie de goiaba com banana:

  1. Goiaba: a variedade da fruta vermelha é conhecida pelo doce de goiabada, que harmoniza perfeitamente com queijos e bolos. Entretanto, é possível encontrar ainda em geleias, sucos, molhos e outras sobremesas derivadas da goiaba, que é excelente para auxiliar na redução dos triglicérides e colesterol ruim (LDL), atua na prevenção de câncer e melhora da imunidade.
  2. Abacate: saladas, cremes, vitaminas e sobremesas são algumas opções de receitas para fazer com o abacate. A fruta é rica em gorduras boas e pode contribuir para melhora do sistema circulatório, controle nos níveis de colesterol no sangue e melhora do sono.
  3. Maracujá: além de produzir efeito calmante no organismo, é fonte de vitaminas do complexo B, que atuam na manutenção da saúde da pele, cabelos e olhos. “Além do suco e do chá, é possível fazer bolos, mousses e coberturas de maracujá. O sabor azedo e a cor amarela da fruta combinam com cremes doces e claros”, sugere.
  4. Caqui: a profissional indica que a fruta é perfeita para receitas de pavês, mousses e pudins, mas seu consumo in natura permite que sua ação antioxidante no organismo seja amplamente aproveitada.
  5. Maçã: entre os muitos benefícios da fruta está o fortalecimento da região da garganta, atuando na prevenção e combate de tosses, rouquidão e demais incômodos. “A maçã é um fruto muito acessível, por isso é as opções de pratos são muitas, indo de sucos a tortas, muffins e chips da fruta”, conclui.

Receita: Smoothie de goiaba com banana

Superbom, divulgação

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de suco de goiaba
  • Meia xícara (chá) de água filtrada
  • 1 banana gelada
  • 3 pedras de gelo

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata bem todos os ingredientes. Sirva gelado.

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

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