Funk brasileiro cresce 3.421% no Spotify fora do Brasil

Da favela para o mundo, funk se torna mais gringo que nunca. Em Santa Catarina, gênero cresceu 87,6% em número de streamings desde 2015

Deste 2017, Anitta é a artista de funk mais popular fora do Brasil. Foto: Marco Favero

O funk é um fenômeno no Brasil, mas o gênero que nasceu nas favelas do Rio de Janeiro na década de 1990 também vem ganhando os gringos há cerca de dois anos. Segundo a plataforma de streaming Spotify, desde 2016 o consumo das playlists de funk cresceram 3.421% em streams fora do Brasil. Se incluirmos o Brasil na lista, a porcentagem sobe para 4.694% de crescimento no mundo todo. Já em Santa Catarina, o gênero cresceu 87,6% desde 2015.

Depois de explodir no Brasil e na América Latina, o funk popularizou-se na Europa. Mas hoje, o país que mais ouve funk no Spotify fora do Brasil são os Estados Unidos, seguido por Portugal e Argentina. Entre os 10 países que mais escutam o gênero estão também Paraguai, Reino Unido, França, Chile, Espanha, Canadá e Itália. Veja o mapa do crescimento do gênero:

Olha a explosão

Os últimos dois anos foram cruciais para a expansão do funk. Neste período, vários artistas despontaram no Brasil, bombando as redes sociais e os serviços de streaming. Além de Anitta, MC Kevinho, MC Fióti e Ludmilla, também estão entre os mais ouvidos fora do Brasil Dennis DJ, MC G15, MC Zaac e Nego do Borel.

Em 2017, o top 3 artistas de funk mais ouvidos fora do país incluiu Anitta, MC Kevinho e MC Fióti, respectivamente – este último explodiu mundialmente com o hit Bum Bum Tam Tam, funk que fala de uma “flauta envolvente” e tem um trecho de “Partita em Lá menor”, do alemão Johann Sebastian Bach (1723).

O sucesso internacional ainda rendeu uma versão em parceria com J Balvin (Colômbia), Stefflon Don (Reino Unido), Future (EUA) e Juan Magán (Espanha). Neste ano, Bum Bum Tam Tam está no topo da lista dos funks mais ouvidos na gringa (pelo menos por enquanto).

MC Fióti. Foto: Léo Caldas/Divulgação

Top 10 funks mais ouvidos de todos os tempos no Spotify no mundo

1. Anitta – Vai Malandra (feat. Tropkillaz & DJ Yuri Martins)

2. MC Kevinho – Olha A Explosão

3. Nego do Borel – Você Partiu Meu Coração

4. MC Jhowzinho e MC Kadinho – Agora Vai Sentar

5. Mc Zaac – Vai Embrazando

6. MC Fioti – Bum Bum Tam Tam

7. Dennis DJ – Malandramente

8. MC G15 – Deu Onda

9. MC G15 – Cara Bacana

10. Mc Léléto – Automaticamente

 

Leia mais:

Com Anitta, Festa do Pinhão bomba na véspera do feriado

‘Anitta é a atual diva da música brasileira’, classifica Wesley Safadão