
Por Marina Martini Lopes, jornalista da Itapema
Toda adaptação de uma saga literária para o formato de filme ou série resulta em mudanças – para reduzir o tempo, agilizar a história, destacar personagens mais carismáticos e cortar sequências que não funcionam tão bem no formato audiovisual. Não é diferente com As Crônicas de Gelo e Fogo, série de George R.R. Martin que foi adaptada para o mega sucesso Game of Thrones, da HBO: se a primeira temporada foi bastante fiel aos livros, as narrativas foram ficando cada vez mais diferentes conforme a história avançava – até mesmo porque o seriado ultrapassou o ponto da história alcançado por Martin nas publicações, já que os dois últimos volumes da saga ainda parecem longe de vir à luz. Hoje, os fãs têm praticamente duas versões da história à disposição – e o próprio Martin já declarou que o destino de alguns personagens, nos livros, será radicalmente diferente daquele mostrado na TV.
1 – Aegon Targaryen está vivo
Aegon é o segundo filho, e o único filho homem, do príncipe Rhaegar Targaryen e sua esposa, Elia Martell. Na noite de sua concepção, um cometa foi visto acima de Porto Real, o que fez com que seu pai acreditasse que ele era o Príncipe Prometido da profecia, o Azor Ahai reencarnado, que derrotaria os Caminhantes Brancos de uma vez por todas. Durante a Rebelião de Robert Baratheon, porém, quando a Fortaleza Vermelha foi invadida, Gregor Clegane, conhecido como Montanha, matou todos os filhos de Rhaegar: é dito que o bebê Aegon estava irreconhecível quando seu corpo foi apresentado ao novo Rei, uma vez que sua cabeça estava esmagada. Mas… E se o tal bebê não fosse Aegon?
Pois é exatamente isso o que contam os livros: Lorde Varys (sempre ele) trocou os bebês e contrabandeou o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro para fora de Porto Real. O menino cresceu e vem sendo criado em Essos; fato descoberto, nos livros, por Tyrion Lannister. Aegon está sendo criado para assumir como o Rei Aegon VI, sendo educado em vários idiomas, história, leis, nos mistérios da Fé dos Sete, em matemática e geometria – além de saber duelar, é claro. Existem suspeitas de que o garoto pode ser uma fraude, mas George R.R. Martin ainda não deu a palavra final a respeito. Se Aegon for mesmo filho de Rhaegar e Elia, sua pretensão ao Trono de Ferro é mais forte que a de sua tia, Daenerys, e também mais forte que a de Jon Snow, que é filho bastardo de Rhaegar – ele poderia inclusive ser uma das “três cabeças de dragão” que Daenerys procura. Provavelmente, Aegon foi deixado de fora de Game of Thrones para que a pretensão de Jon Snow ao trono se tornasse mais forte – e sua figura, mais revelante.
2 – Edric Storm e Gendry são dois personagens diferentes
O que Robert Baratheon mais fez na vida foram bastardos – a ponto de alguns deles terem sido cortados da série de TV. Em Game of Thrones, conhecemos o aprendiz de ferreiro Gendry, reconhecido por Ned Stark no livro A Guerra dos Tronos como bastardo de Robert – Gendry acaba se tornando bastante próximo de Arya Stark, e, nos livros, chega a salvar a vida de Brienne de Tarth em certa ocasião. Mas certas coisas que acontecem com Gendry no seriado são, na verdade, acontecimentos da vida de outro bastardo de Robert, Edric Storm, meio-irmão de Gendry: é Edric quem, nos livros, por exemplo, escapa por pouco de ser queimado vivo por Melisandre. A mãe de Edric, Delena Florent, era de nascimento nobre, e, por isso, Robert o reconheceu como filho: o menino foi criado com relativo conforto em Ponta Tempestade, recebia presentes a cada aniversário, e fez amizade com Shireen Baratheon, filha de Stannis (e sua prima por parte de pai). Em A Dança dos Dragões, depois de fugir de Melisandre com a ajuda de Davos Seaworth, Edric está escondido na Cidade Livre de Lys.

3 – Catelyn Stark agora é conhecida como Senhora Coração de Pedra
Você se lembra de Lorde Beric Dondarrion e do sacerdote Thoros de Myr? Os dois integrantes da Irmandade Sem Bandeiras, que aparecem mais brevemente na versão da HBO do que nos livros de Martin, têm, como Melisandre, o poder de, com a bênção do Senhor da Luz, trazer pessoas mortas de volta à vida. Quando Catelyn Stark é morta pelos Frey no Casamento Vermelho, seu corpo é atirado ao rio, mas retirado de lá por Nymeria, a loba de estimação de Arya (que, agora, vive selvagem pelas florestas, conforme a própria Arya sonha frequentemente) – e, em seguida, encontrado por Dondarrion, que a traz de volta à vida. Isso mesmo: Catelyn está viva na história original, embora sua feridas não tenham sido totalmente curadas, e ela tenha uma aparência terrível, com a pele apodrecida por ter passado muito tempo dentro do rio, além de ser quase incapaz de falar, por ter morrido degolada.
Agora conhecida como Senhora Coração de Pedra, Catelyn assumiu o comando da Irmandade, e, consumida pelo desejo de vingança contra aqueles que destruíram sua família, é bem menos gentil do que costumava ser, enforcando sem piedade qualquer um associado com os Frey, os Bolton ou os Lannister. Em O Festim dos Corvos, Brienne de Tarth é capturada pela Irmandade, e, para não morrer enforcada, jura novamente lealdade a Catelyn Stark, passando a servir à Senhora Coração de Pedra.

4 – Renly e Stannis Baratheon são bem diferentes

5 – Sansa Stark e Ramsay Bolton não se casam
6 – A história de Dorne é bem mais complexa
As Serpentes de Areia, filhas bastardas de Oberyn, não são cópias sem personalidade uma da outra: Obara (filha de uma prostituta, é a mais velha, uma guerreira dura, forte e rápida, que sabe manejar o chicote e a lança), Nymeria (filha de uma nobre, sabe lutar com adagas, mas não é uma guerreira tão hábil quanto Obara – embora tenha toda a beleza que lhe falta, sendo descrita como excepcionalmente bela) e Tyene (a mais nova, filha de uma septã, de personalidade doce e gentil, mas conhecedora dos venenos mais mortais) são personagens fortes e extremamente interessantes, que passam praticamente despercebidas na TV.

7 – E a dos Greyjoy também

Tudo o que já sabemos sobre a próxima temporada de GOT
Obras de Paulo Coelho irão virar série de televisão, diz site
Evan Rachel Wood, estrela da série Westworld, conquista salário igual ao dos colegas homens