2º Garopa Literária agitará litoral sul com debates sobre diversidade

Foto: Divulgação

Fabrício Carpinejar, Carlos Henrique Schroeder e Valéria Lamego estarão em Garopaba entre 14 e 18 de maio

O Garopa Literária, um dos principais festivais literários de Santa Catarina chegará na sua segunda edição em maio. Se na primeira, nomes como Daniel Galera e Santiago Nazarian trouxeram importantes debates, neste ano, o festival tem como tema a Diversidade e terá uma programação ainda mais extensa e abrangente, de 14 a 18 de maio.

O multicultural escritor Fabrício Carpinejar, convidado fixo do programa “Encontro com Fátima Bernardes” da Rede Globo, estará na abertura do evento. A programação contará também com a presença da escritora carioca Valéria Lamego, pós-doutoranda na UFRJ, e vencedora de mais de 20 prêmios literários, como autora e editora da “Verso Brasil Editora”. As pratas da casa também ganharam espaço: o premiado escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder dará duas palestras e participará das intervenções de leitura no encerramento do evento. Schroeder falará sobre seu livro “As fantasias eletivas”, leitura indicada no Vestibular Acafe 2018 e que fora leitura indicada nos vestibulares UFSC e UDESC em 2017.

Também catarinense, a escritora Thalita Coelho, lésbica e feminista e doutoranda em Teoria Literária na UFSC participará de um debate. Assim como as participações dos escritores e acadêmicos de projeção estadual e regional Fernando Bitencourt, Geni Daniela Nunes Longhini, Manoel Valentin, Silvia Martins dos Santos, Suyan de Melo entre outros. O antropólogo e professor paulista, Rossano Lopes Bastos, superintendente do IPHAN na região sul do país, e o escritor gaúcho Paulo Scott, que ministrará uma oficina de criação literária para iniciados e não iniciados, fecham a programação.

Criado pela atriz e dramaturga Morgana Kretzmann, com apoio institucional do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Garopaba, através do Coordenador do Curso Superior de Gestão Ambiental, o Prof. Me. João Henrique Quoos, da diretora do IFSC, a professora Sabrina Villela Pacheco, e da reitora do IFSC, a professora Maria Clara, a festa literária contará com o suporte de dois importantes empresários do município.

— Estou desde o ano passado buscando patrocínio dos governs municipais e estadual para a realização do evento. Cheguei a achar que não conseguiria realizar essa edição. Mas depois de muito esforço do IFSC – Campus Garopaba e do apoio da reitoria, conseguimos, mesmo com pouco dinheiro, fazer acontecer. Temos o ajuda de alguns empresários da cidade, mas seria bom ter ainda mais pessoas envolvidas. Apesar disso, minha alegria em ver a Garopa Literária ganhado vida própria não tem tamanho — afirma Morgana, idealizadora e coordenadora do evento.

A programação é totalmente gratuita e pode ser acessada em http://garopaliteraria.com.br/

Neste ano novamente acontecerão oficinas de escrita criativa, com Paulo Scott e Thalita Coelho (está última direcionada só para mulheres). Mais informações pelo telefone (21) 99994-2710, com Morgana.

Leia mais:

“Na história literária, há um apagamento muito forte das escritoras”, diz Thalita Coelho

Escritores em SC: dores e delícias de quem estreou nos últimos 10 anos

Leia mulheres: confira 12 obras literárias de autoras brasileiras e estrangeiras