Exposição reúne fotos de gestantes atendidas em centro de saúde

Projeto que incentiva o pré-natal traz cliques de alunos de uma escola de fotografia

gestantes
Foto Lucimara Terra/Divulgação

Quem é mãe como eu sabe como as fotografias ajudam a eternizar esse momento tão especial que é a gestação. Infelizmente nem todas as gravidinhas têm condições de realizar um ensaio. E foi buscando oportunizar esse sonho que a Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte criou o projeto Click Solidário, que já está na quarta edição.

Criado em 2015 pelo fotógrafo Radilson Carlos Gomes, que por mais de duas décadas vem se dedicando ao registro da essência da saúde pública no Brasil,  ele queria algo que unisse prevenção e ação social. “Os alunos exercitam o espírito de solidariedade durante o processo de aprendizagem da fotografia. O projeto também procura trabalhar a conscientização das mulheres, já que para participar é preciso estar com o pré-natal em dia”, afirma Radilson.

Nesta última edição 10 gestantes atendidas no Centro de Saúde Armação do Pântano do Sul foram fotografadas. A exposição ficará lá mesmo no local até o final do ano, com 35 fotografias preto e branco emolduradas e expostas nos corredores e salas de atendimento da unidade. A mostra ajuda a elevar a autoestima das mulheres e ainda alerta as futuras mamães sobre a necessidade de realizarem regularmente o pré-natal. As gravidinhas fotografadas recebem as fotos dentro de caixas decoradas, além dos arquivos digitais.

gestante
Gestante Marília e esposo Foto Marco Alfredo Sardi/Divulgação

Leia também:

Pré-natal é fundamental para o sucesso da gestação e saúde da mãe e do bebê

Conheça a fotógrafa de Florianópolis que foi precursora na fotografia newborn no Brasil

Diário de mãe: a importância e as dificuldades da amamentação