
Kukena, gorila tratada como macho por seis anos, é, na verdade, fêmea. A descoberta curiosa ocorreu no zoológico de Bristol, na Inglaterra.
Conforme a BBC Brasil, recentemente, os cuidadores do animal notaram mudanças em seus órgãos sexuais e no comportamento.
— Temos uma política estrita de não tocar nossos animais – disse à BBC o funcionário John Partridge. — Ela é uma jovem saudável e não havia motivos para realizarmos exames de saúde mais invasivos durante a sua vida no zoológico (que pudessem ter permitido apontá-la como fêmea antes) — acrescentou.
O zoológico só percebeu o verdadeiro sexo de Kukena quando ela entrou no período fértil e sua genitália ficou exposta. Apesar da confusão, o acontecimento é uma notícia positiva para o futuro da espécie, que está gravemente ameaçada. Há menos fêmeas do que machos nos zoológicos.
Agora, o futuro do animal deve ser discutido com o coordenador de gorilas do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas. A intenção é que, nos próximos anos,ela seja transferida para outro zoológico com o objetivo de dar continuidade ao programa de reprodução da espécie.
Kukena nasceu no zoológico em 27 de setembro de 2011. Ela é filha da gorila Salomé com o macho Jock, o líder do bando.
Leia também:
Cientistas descobrem substância que pode barrar avanço do câncer
Faltando apenas 30 figurinhas, cachorro devora álbum da Copa do Mundo
Advogado que assediou russa admite erro e garante que assumirá as consequências