Impulsionado por GOT, turismo ameaça cidade medieval na Croácia

Dubrovnik foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco

Foto: Divulgação/Skyscanner

Game of Thrones, sucesso da HBO que estreia sua derradeira temporada no ano que vem, certamente incentivou o turismo em Dubrovnik, na Croácia, onde são filmadas as principais cenas passadas em King’s Landing, capital de Westeros – mas talvez tenha incentivado demais. Ainda no ano passado, a Unesco realizou uma inspeção no centro histórico da cidade, conhecido como Cidade Velha, considerado desde 1979 um patrimônio da humanidade, e constatou que o aumento exagerado no número de visitantes gera riscos para a conservação de monumentos. As informações são da BBC.

A Cidade Velha em Dubrovnik tem igrejas, monastérios, palácios e fontes nos estilos gótico e barroco, e é cercada por uma muralha que data da Era Medieval. Atualmente, a cada ano, na alta temporada – que vai de junho a setembro -, o local recebe mais de 1 milhão de turistas: há dez anos, esse número não chegava a 500 mil. A maioria dos habitantes chega nos 529 cruzeiros que visitam a cidade anualmente. Dubrovnik tem apenas 42 mil habitantes, e chega a ter 25 mil turistas hospedados de uma só vez.

A cena da “Caminhada da Vergonha” foi uma das muitas gravadas em Dubrovnik. Foto: Reprodução

No ano passado, o então prefeito Andro Vlahusic anunciou um limite máximo de 8 mil turistas por vez na Cidade Velha, cujas entradas e saídas passaram a ser monitoradas por câmeras. Outra estratégia foi promover o turismo fora da alta temporada, ajudando a distribuir melhor o fluxo de visitantes. Ainda devem ser colocadas em prática medidas que reduzem de seis para dois o número de navios que chegam diariamente, além de horários de entrada para as excursões. Todas as medidas são pensadas com muito cuidado, já que 70% da economia da cidade gira em torno do turismo.

Game of Thrones é gravada em Dubrovnik desde 2011. Atualmente, há lojas inteiras dedicadas ao seriado no local, e tours específicas para conhecer locais usados nas gravações de momentos marcantes da série, como a escadaria da Caminhada da Vergonha da rainha Cersei, o local do casamento do rei Joffrey e o porto onde aconteceu a Batalha da Baía de Blackwater.

Leia mais:

Croácia: acompanhe nosso passeio pela costa do país 

Tudo o que já sabemos sobre a próxima temporada de GOT