Guia para a ceia: aprenda três modelos diferentes de decoração para a mesa

Gosto de tropicalizar as receitas, já que nossa temperatura pede pratos mais leves e frescos

Fotos: Roberta Dalsenter

Neste fim de semana trago um guia com sugestões de pratos deliciosos que completam a ceia das festas de fim de ano, sem o clássico peru de Natal no centro da mesa. Gosto de tropicalizar as receitas, já que nossa temperatura pede pratos mais leves e frescos. Confira três opções de mesas e pratos diferentes. Espero que possam aproveitar as dicas. Boas festas!

Natal rústico

Pinhas na decoração e diferentes tipos de carne fazem parte desta opção

Pavlova de baunilha (serve 6 pessoas)

Para o suspiro:
8 claras em temperatura ambiente
1 pitada de sal
2 e ½ xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de vinagre branco
3 colheres (chá) de amido de milho peneirada
½ fava de baunilha (opcional)

Preparo
Aqueça o forno em temperatura média. Na batedeira, bata as claras com o sal até espumarem. Com a batedeira ligada, junte o açúcar aos poucos e bata por 10 minutos. Adicione o vinagre e o amido e misture com uma espátula. Forre um tabuleiro com papel manteiga e com uma colher grande disponha o merengue em uma ou duas partes. Leve para assar por uma hora em uma temperatura de 150°C. Desligue o forno e deixe esfriar dentro do forno. Quando esfriar, espalhe o creme. Decore com a fava, frutas vermelhas ou galhos natalinos.

Para creme:
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco batido com 2 colheres (sopa) de
açúcar de baunilha

Roast Beef In Jar

Prático, leve e descontraído para um encontro formal de fim de ano. Usei potes de vidro de geleias reciclados para servir o rosbife. Servi sobre cama de folhas miniaspargos e mirtilos.

Rosbife
Ingredientes
1 peça de filé mignon bem limpa
tempero: sal, shoyu, pimenta do reino moída na hora e azeite de oliva
para o molho: manteiga, cebola processada, shoyu, pimenta, maisena, salsa, vinho tinto ou branco

Direções
Tempere a carne e deixe na geladeira de um dia para o outro. Retire a carne da geladeira duas horas antes do preparo, já que em temperatura ambiente, ela doura mais rápido. Ligue o forno em 270ºC e deixe aquecer. Esquente bem uma panela de ferro ou fundo pesado. Quando ela começar a soltar fumaça, coloque a peça de carne, regue com azeite e rapidamente sele a carne, virando ela de uma lado para o outro. Quando a carne estiver dourada por inteiro, cerca de cinco minutos, transfira para uma forma e leve ao forno por aproximadamente seis minutos para que ela fique mal passada, 12 minutos para que ela fique rosada e o suculenta por dentro. Fatie a carne o mais fino que conseguir e acomode em uma travessa.

Para o molho: Você vai usar o “fundo” da panela em que selou a carne. Adicione manteiga e doure a cebola, isso vai “puxar” a cor da carne na cebola. Ajuste o sal, a pimenta, o shoyu e acrescente uma taça de vinho. Se você vai servir aspargos, cogumelos ou palmitos de acompanhamento, use ainda a água desses ingredientes para dissolver uma colher pequena de maisena e incorpore o molho. Sirva frio. Finalize com salsa fresca.

Salmão frio

Este prato é de simples preparo e perfeito para fazer na véspera da ceia. Escolha uma peça de salmão fresco e prepare uma marinada com vodka ou vinho branco, dill, sal, louro, pimentas e ervas frescas. Deixe descansar na marinada por uma hora. Descarte toda a marinada e leve para assar em fogo médio por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva frio ou em baixa temperatura. Acompanha vinagrete de pimentões, cream cheese com cesta de pães e torradas.

Para o vinagrete

1 pimentão de cada cor + 1 cebola roxa + salsa fresca + 1 pimenta dedo de moça sem sementes. Tempero: sal, vinagre e bastante azeite. Validade até cinco dias na geladeira. Gosto de usar tomate sem sementes no preparo também. E atenção para o corte, higienize bem os ingredientes, corte as extremidades ao meio e retire toda a semente. Capriche no tamanho: quanto menor, melhor.

Beef Tartar (Ingredientes para duas porções)

½ kg de coxão mole meio congelado e moído com 2 filés de aliche e 1 colher de sopa bem cheia de alcaparras. Tempere com sal, pimenta, páprica doce, páprica picante, cebolinha, cebola processada, 2 gemas de ovo de codorna e azeite até dar liga. Azeite de oliva extra servido na casca do ovo de codorna.

Cocktail de Mel

Ingredientes
¼ xícara de mel
figos cortados
raminhos de tomilho
1 taça de espumante brut
1 dose de licor de laranja

Misture tudo em uma coqueteleira e sirva com uma pedra de gelo

Detalhe 

Balde com gelo decorativo! Super fácil de preparar e encanta os convidados. Com uma tesoura corte raminhos do pinheiro e distribua nas formas de gelo.

Mesa rosé

Queijos, frutas e tons mais claros compõem esta mesa

Torta de alho-poró assada na panela de ferro

1 massa filo
5 talos de alho-poró
1 linguiça Blumenau
1 cebola branca
1 pote de nata
3 ovos
Noz moscada, sal e pimenta
Queijo estepe ralado

Unte a panela ou forma com manteiga, abra a massa e reserve. Em uma panela doure o alho poro, a cebola e depois a linguiça e coloque sobre a massa. Em uma bacia coloque os ovos, a nata e o queijo. Ajuste o tempero com sal, pimenta e noz moscada ralada. Mexa bem e derrame sobre a massa. Leve para assar até que a massa esteja crocante e o queijo derretido.

Detalhes

Brie com nozes pecan, pinoli e favo de mel
Pão e azeite de oliva, sempre!
Queijo com goiabada + geléia + mel + coulis de framboesa
Talheres envolvidos no guardanapo de tecido amarrados com barbante e ramo alecrim fresco
Queijo de colono com geléia de damasco na massa folhada assado
Pera com presunto parma
Salmão defumado servido frio
Carne grelhada e batata doce chips roxa e amarela dão um toque na apresentação

Faça você mesmo!

Spray na cor da decoração pra você dar aquele toque final. Crie arranjos, porta guardanapo e personalize as embalagens de presente. O papel craft é ótimo combina com todos os tipos de fita e arranjo.

Festa tropical

Inspirado nas cores da estação, afinal, o Natal é também o início do verão

Ninhos de pinheiro frescos envolvendo os pratos
Pot-pourri de frios

Melão, uva, chèvre, manteiga temperada, burrata, rabanete, tomate, tomatinho yellow, nozes e azeite de oliva aromatizado com flores secas. Trilho de mesa feito com galhos frescos de pinheiros e broto de bromélias!

Rústico: Pão envolto em tecido de linho cortado

Facilite. Escolha uma massa gostosa e linda pré-cozida. Raminhos de pinheiro no sousplat decora.

Leia mais colunas de Roberta Dalsenter