A história da indústria têxtil de Santa Catarina é tema de livro lançado nesta segunda em São Paulo

A Faculdade Santa Marcelina (FASM), uma das mais tradicionais em moda no país, promove nesta segunda-feira, às 19h30min, o lançamento do livro Arte e Técnica do Vestuário em Santa Catarina, que trata da indústria têxtil catarinense. A obra é um projeto da Editora The Way escrito pela jornalista e professora do curso de Moda, Astrid Façanha.
 
Na publicação, o leitor conhece a história de um segmento que há 130 anos faz de Santa Catarina o segundo maior polo produtor e exportador da cadeia têxtil brasileira. A vocação e o dinamismo desta indústria fazem do Brasil um dos poucos países do mundo com ciclo completo da cadeia produtiva, do fio à roupa pronta.
Astrid, que acompanha há anos o desenvolvimento da moda nacional, conta que, com o livro, “descobriu um polo produtor que inspirou uma nova forma de vestir, por meio da casualização, conforto, urbanidade e informações. E ainda traz uma bagagem histórica dos imigrantes que criaram esse setor”, conta.
O evento de lançamento terá uma mesa redonda sobre “A moda que o brasileiro veste” e, segunda a autora, “a existência do debate mostra como o nosso país é rico nesse setor e o quanto o Polo Têxtil de Santa Catarina tem a ver com a roupa que o brasileiro veste”.
  
Com dados, recursos fotográficos e ilustrações documentais, o livro é resultado de 18 meses de pesquisa e imersão que traz à tona, em três capítulos, a relevância artística, cultural e social dessa indústria que mudou comportamento, valores e a economia do país.
 
Produção e distribuição

Com tiragem de dois mil exemplares“Arte e Técnica do Vestuário em Santa Catarina” será distribuído gratuitamente em virtude do patrocínio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e do Grupo Rovitex. Também é possível fazer download gratuito aqui.
Além disso, 1,6 mil livros estão destinados a escolas públicas, bibliotecas, universidades, museus e centros culturais. Também haverá versões em audiolivro, garantindo a acessibilidade, e online, por meio de um link para download gratuito no site do projeto.
 
Sobre a editora
A The Way editora trabalha com o desenvolvimento de plataformas de conteúdo e projetos culturais. Atua também na editoração de livros, revistas e anuários.
Sobre a autora
Astrid Façanha é jornalista, professora, pesquisadora e escritora. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo IBICIT, Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica. É docente nos cursos de graduação e pós-graduação em Moda na Faculdade Santa Marcelina e no Centro Universitário Senac São Paulo. Atua no mercado com produção de conteúdo em comunicação e imagem para empresas de moda.
 
Serviço
Arte e Técnica do Vestuário em Santa Catarina, de Astrid Façanha, Editora The Way, 180 pgs.
Leia também: