
Saímos de Fort Lauderdale a bordo do MS Zuiderdam para nosso cruzeiro de número 15.
O roteiro da vez, no navio Holland America Zuiderdam, foi: Half Moon Cay (Bahamas), Aruba, Curaçao, Cartagena (Colômbia), Panamá e Costa Rica.
O cruzeiro oferece uma carta de vinhos digitais, com opções que podem chegar até a um Chateau Petrus, que custa $2300. Fizemos uma degustação chamada walking around the world. Por $25 dólares, foram servidos 10 vinhos – 5 brancos e 5 tintos de diferentes países. O destaque foi o Sauvignon Blanc SPY Valley, de Marlborough, New Zealand, com aquela famosa característica verde, herbácea e aromas de grama.
Em Aruba, o prato mais famoso é o Keshi Jena, feito com frango, vegetais e especiarias, coberto com queijo Gouda. A bebida que não pode faltar é o Ariba Aruba, um drink com o licor CoeCoei, que é basicamente feito da planta de agave e misturado com rum.
Uma costelinha de porco, feito com o tradicional Smokey Joe´s BBQ Sauce, também não pode ficar para trás.
Em Curaçao é possível visitar uma fazenda de avestruz, alimentar os bichinhos e ainda, após o tour, você pode comê-los! Como uma de nossas metas é sempre degustar comida e bebida locais, comemos um hambúrguer de avestruz.
A carne é sem gordura e lembra bastante um mix de carne de porco, com fígado de galinha. Se você conseguir imaginar isso, chegará bem próximo do sabor de um hambúrguer de avestruz.
Voltando à cidade, a parada obrigatória é um dos mais antigos bares do País, Netto bar.
Se tiver sorte, pode tirar uma foto com o dono, famoso por receber celebridades em busca da sua receita secreta, o ROM BERDE – um licor forte, feito com rum, menta e o resto é segredo.
O próximo porto foi a famosa Cartagena, na Colômbia. Consideramos a melhor parada desta trip, com muita cultura e comidas locais.
Nunca compramos os tours dentro dos cruzeiros, onde cobram no mínimo duas vezes mais que as empresas que estão a alguns passos do navio.
Em Cartagena não foi diferente. Saindo do porto, já encontramos táxi a $10 para a Cidade Velha e um free tour, baseado apenas em gorjeta, que contou a história de Cartagena e seu passado sombrio por causa da Inquisição.
De Cartagena, seguimos para cruzar o fantástico canal do Panamá, onde um cruzeiro paga a bagatela de 350 mil dólares pela travessia. Foi legal acompanhar a logística.
Pegamos um tour caminhando por Panamá City, onde podemos ver um pouco do contraste do antigo e o novo
Compramos este vinho de Israel (Psagot é um vinhedo que fica em Judean Hills, ao Norte de Jerusalém) por $15 dólares. O mesmo vinho nos EUA, que já é um lugar barato, custa $40 dólares.
Costa Rica

Consideramos os cruzeiros a melhor forma de viajar. Se pode visitar vários locais diferentes, assistir à shows, cassino e várias atividades que não vão lhe deixar com saudade de casa.
Muita comida..