Homem conta sua experiência com anticoncepcional masculino

Estudo feito com 450 casais em Reino Unido, Quênia, Chile e Suécia tem se demonstrado positivo

Diana e James
Diana e James durante entrevista para a BBC. Foto: Reprodução / Twitter @dianatbardsley

Depois de quase 60 anos do lançamento da pílula anticoncepcional para mulheres, surge no horizonte um estudo promissor no que diz respeito à contracepção masculina. Em fase de estudo em vários centros de pesquisa do mundo, um gel hormonal promete cessar a produção de esperma.

Testado em Reino Unido, Quênia, Chile e Suécia, o produto – com textura semelhante a de um álcool gel – combina progesterona e testosterona. O primeiro hormônio pausa a produção de esperma, enquanto o segundo compensa a redução desse hormônio no corpo.

James Owers, 29 anos, e Diana Bardsley, 27, de Edimburgo, estão entre os 450 casais que participam da pesquisa. O doutorando utiliza diariamente o gel no peito, nos ombros e nos braços. Conforme o jornal The Guardian, em seis semanas de uso, o homem reduziu a zero a contagem de esperma.

— Os homens precisam de mais opções. Agora, é muito fácil de dizer “não é comigo”. Se o gel se tornar disponível, é muito mais evidente que, ao não tomar essa opção, você tomou a decisão de não assumir responsabilidade — falou o voluntário ao Guardian.

Com nove semanas, os efeitos colaterais foram mínimos: pequenas manchas nas costas – que já estariam saindo – , aumento da libido e dois quilos a mais na balança. O único inconveniente, diz a publicação, é que as mulheres não devem ter contato com a região em que o produto é aplicado em função da testosterona. Portanto, a recomendação dos pesquisadores é que os homens tomem um banho antes de deitar ou se vestir para dormir.

— Antes da pílula surgir, não podíamos prever seu efeito na sociedade. Da mesma forma, eu não acho que podemos prever com precisão o efeito que esse (o masculino) terá. Mas, como a pílula, acho que será em grande parte positivo — disse ao Guardian John Reynolds-Wright, líder do estudo.

 Leia mais:

Anticoncepcional e pílula do dia seguinte: engordam? E se esquecer de tomar? Tire as suas dúvidas

Mitos e verdades sobre anticoncepcional e câncer de mama

Por que menstruação causa dor de cabeça?