Idosa se surpreende ao ser atendida por médico negro pela primeira vez e encontro viraliza na internet

Ao final da consulta no hospital Ana Moreira em Conceição de Macabú, no Rio de Janeiro, Eunice pediu para tirar um "retrato" com o médico

Foto: Facebook/Reprodução

Ao levar o neto para uma consulta de rotina, Dona Eunice, de 74 anos, emocionou-se durante o atendimento. Não por causa de um resultado de exame ruim ou de uma notícia boa, mas, por ver que o médico era negro. Fred Nicácio, que está no sexto ano de Medicina na Universidade Iguaçu, no Rio de Janeiro, foi quem atendeu os dois. Conversando com ele, a idosa revelou que nunca havia sido atendida por um médico negro. Em entrevista à GaúchaZH, Fred conta que ficou motivado ao perceber que o neto de Dona Eunice, de nove anos, não precisou esperar tanto quanto a avó para isso acontecer.

Ao final da consulta no hospital Ana Moreira em Conceição de Macabú, no Rio de Janeiro, Eunice pediu para tirar um “retrato” com o médico. Ele publicou a foto no Facebook e a postagem viralizou, chegando a 11 mil compartilhamentos.

– Eu queria fazer as pessoas pararem para pensar: por quantos médicos negros você já foi atendido na sua vida? – indaga.

A repercussão da foto, tirada pelo neto de Eunice, o surpreendeu.

“Essa é a Dona Eunice, e no auge dos seus 74 anos, foi a primeira vez que foi consultada por um médico negro. Obrigado por me dar essa honra, Dona Eunice”, escreveu no Facebook.

Ele conta que sente que o seu senso de responsabilidade aumentou desde a postagem. – Quero ser instrumento de transformação para toda uma geração. Entendo meu lugar de representante da população negra e como existem milhares de pessoas que se contentam e se inspiram em mim – relata. Desde a postagem, Fred tem recebido dezenas de mensagens diárias sobre o tema. E ele explica que quer ajudar outros jovens a agir na conscientização racial. –Quero fazer ainda mais. Porque lugar de negro é onde ele quiser estar – afirma.

Após viralizar na internet, Eunice voltou para o hospital e, durante um plantão de Fred, entregou um presente: um porta-retrato com a foto que ficou famosa.

Leia também:

Festa de aniversário para motorista de ônibus viraliza nas redes sociais