Ilustradora catarinense lança novo livro sobre aceitação dos corpos

"Ao acaso" é a segunda obra de Manu Cunhas, que em 2017 recebeu o Prêmio Jabuti — um dos mais importantes da literatura nacional — pela qualidade das ilustrações de "Outras Meninas"

Ilustrações: Manu Cunhas/Divulgação

“Mulheres livres, mamilos polêmicos”. Esse é o subtítulo do livro Ao Acaso, da ilustradora catarinense Manu Cunhas, que será lançado neste sábado, dia 16, em Florianópolis. Esta é a segunda obra de Manu, que em 2017 recebeu o Prêmio Jabuti — um dos mais importantes da literatura nacional — pela qualidade das ilustrações de Outras Meninas.

Manu segue a linha do trabalho anterior. Pretende, com o livro, estimular a aceitação do próprio corpo e dos outros, provocando as pessoas a “ver beleza nas diferenças”, como resume.

— Gosto muito de poder contar histórias através de desenhos. Então, para mim, faz uma diferença enorme que essas histórias falem sobre mim e sobre outros ao meu redor — afirma.

No primeiro livro, Outras Meninas, Manu apresentou ilustrações baseadas em histórias reais de mulheres que conheceu, além de textos com relatos delas. O retorno foi tão positivo que o trabalho continua vivo nas redes sociais:

— Senti o quanto algo pequeno, como se ver nos desenhos, já fazia toda a diferença. Eu comecei como um exercício diário, e comecei a receber muito incentivo para reunir esse material. E os textos e imagens do Outras Meninas ainda se mantêm muito ativos nas redes sociais.

Na nova obra, Ao Acaso, o exercício de criação foi livre:

— Dessa vez foi uma experiência bem livre ilustrando corpos, sem eles serem de alguém em especial. O Outras Meninas tem a intensão de trazer realismo e relatos. Já esses são mais estilizados e, como não são pessoas reais, eu tive a oportunidade de experimentar mais amplamente, desenhando diferentes culturas e etnias. Foi um exercício bem gostoso e leve.

O resultado são mais de 80 ilustrações. Após reuni-las, Manu lançou uma campanha de financiamento coletivo para lançar o livro. Apoiada por 340 pessoas, ela conseguiu mais que dobrar a meta de arrecadação. No site da ilustradora, é possível encontrar o livro e kits com artes.

Mais sobre a autora

Manu Cunhas tem 31 anos, é natural de Tubarão e mora em Florianópolis. Estudou design na Udesc. Você pode acompanhar os trabalhos dela pelo Instagram.

Veja algumas da ilustrações:

Serviço

Lançamento do livro Ao Acaso, da ilustradora Manu Cunhas

Quando: 16 de março, das 15h às 20h

Onde: Livras – Mulheres e Livros (Rua 15 de Novembro, 181, andar superior, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis)

Leia também:

Primeira livraria feminista de Santa Catarina propõe ampliar o debate sobre temas polêmicos

Projeto fotográfico feito em Florianópolis provoca reflexão sobre aceitação do corpo