Festival (IN)Consciente Coletivo apresentará projetos de design em Joinville

(IN)Consciente Coletivo - Foto Mariana Boro

(IN)Consciente Coletivo reunirá projetos de moda e design, feira de arte, produtos e impressos, gastronomia, atividades e apresentações musicais – Foto Divulgação

Joinville sediará mais uma edição do evento cuja base é a criatividade em Santa Catarina. O 11 edição do (IN)Consciente Coletivo – Festival da Cultura Criativa ocorre entre 30 de setembro a 1º de outubro e reunirá projetos independentes de moda e design, feira de arte, produtos e impressos, gastronomia, atividades e apresentações musicais no Edifício Pixel, no Bairro Anita Garibaldi.

A proposta do evento é servir de vitrine criativa, além de oferecer experiências culturais para quem passar por lá. Para a 11ª edição, foram selecionados 89 projetos de mais de 150 inscritos. O foco para a seleção da curadoria, que contou com a participação dos expositores Rafael Ribeiro e Tati Fidelis e do designer Jorge Pietruza, foi o uso do design como ferramenta e diferencial, além da autoria própria e da valorização das produções de pequena e média escala.

— Nosso objetivo é estabelecer um DNA criativo de Santa Catarina. A cada edição, nós buscamos por novos nomes, sempre trazendo pessoas diferentes para o Festival. Queremos que o INC mostre pra sociedade que Santa Catarina não é apenas um polo industrial, mas que também é muito criativo e temos muitas ferramentas e condições de colocar em prática projetos autorais — destaca Ana Carol, sócia fundadora e idealizadora do (IN)C.

Estreantes e veteranos

Nome conhecido do mercado de arte em Santa Catarina e mesmo fora o Estado, o catarinense Nestor Junior irá participar pela primeira vez do Inconsciente Coletivo em Joinville, na feira de impressos, com desenhos em diferentes tamanhos, formatos e suportes. Para ele, que está habituado a exposições e mostras de arte, as feiras ainda são uma novidade.

— Comecei a investigar a linguagem de feiras esse ano. A proposta do (IN)C que tenho acompanhado ao longo das edições, via redes sociais e depoimentos de amigos participantes, é a valorização do pequeno produtor e do trabalho autoral, além do cuidado na curadoria, o preparo e a estrutura têm se mostrado bastante organizados. Foi o que me motivou a participar da convocatória — destaca o expositor.

Já Ana Gern, idealizadora de uma marca de acessórios, é veterana no Festival, participando desde a primeira edição. Para ela, o (IN)C foi e continua a ser uma grande vitrine, não apenas para dar visibilidade aos trabalhos, mas também para proporcionar um espaço de intercâmbio e conexões entre criativos, empreendedores e público – movimento que vem reverberando no Estado como um todo.

— A partir do (IN)C, as marcas e os empreendedores puderam aparecer, tornando a produção menos isolada. Com isso, muitas portas se abriram, inclusive para outras feiras que antes não existiam. Pessoalmente, vejo (IN)C como uma construção coletiva: eu cresci com o (IN)C e o (IN)C também cresceu comigo – pontua Ana.

PROJETOS

O lançamento do Justa Causa – Criatividade na Prática ocorre simultaneamente à sua primeira edição, que será realizada durante o (IN)C. O projeto, que vai funcionar como uma exposição de processos ainda inacabados, busca levar ao público as linguagens desenvolvidas por alunos do curso Criatividade e Linguagem Pessoal, ministrado por Celaine Refosco em 2016.

— A ideia é aproveitar o ambiente do INC como se fosse um microfestival de capacidades criativas, que permita a estes profissionais e criadores, através da interação com o público, melhor delimitar produtos, serviços, projetos e afins.

MÚSICA

No palco do (IN)C, que receberá cinco apresentações ao longo dos dois dias de programação:

Sábado

13h – Gandhi Martinez – Choro Jazz Instrumental
18h – Atrás do Pensamento – músicas-poema e trilhas sonoras

Domingo
13h – DUBADULAQUE – Música Instrumental Experimental
15h – A Voz do Trovão – MPB contemporânea
18h – Jesus Luhcas – MPB – Samba Rock

SERVIÇO
11º (IN)Consciente Coletivo – Festival da Cultura Criativa
30 de setembro e 1º de outubro
Das 11h às 20h
Edifício Pixel – Rua Gothard Kaesemodel, 1068 – Anita Garibaldi, Joinville / SC
Programação Completa em: www.inc.art.br/11