Viajar com pouca grana: veja como economizar na compra de passagens

Casal de blogueiros em viagem à Nova Zelândia – Foto Rock ‘n Routes, divulgação

Convidamos os viajantes do blog Rock’n’Routes, o casal Patrízia Krieser e Diogo Costa, de Itajaí, a darem dicas exclusivas para a Versar sobre como viajar gastando pouco. Eles partiram em viagem rumo à Ásia em maio de 2015 e só voltaram em dezembro do ano passado. Agora, partiram novamente rumo a novas aventuras, sempre com muito planejamento. Confira as dicas do casal sobre como economizar ao comprar passagens aéreas.

Por Patrizia Krieser – viajante e blogueira do Rock’n’routes

Se você for fazer uma viagem que exija transporte de avião, é provável que neste ponto esteja um valor sensível do seu orçamento. Na internet, você vai encontrar uma série de dicas sobre como economizar na hora de fazer a compra da passagem. E elas variam muito conforme o período, porque as companhias aéreas também mudam suas estratégias. Por exemplo, até algum tempo atrás, fazer a busca nas terças-feiras à noite garantia um preço menor. Hoje em dia, isso já não traz muito resultado. O que a gente faz hoje é:

  • Usamos aplicativos de sites especializados em promoções, com o Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis, pra ficar sabendo de descontos bons que expiram rápido. Esse tipo de promoção exige que você tenha alguma disponibilidade de datas, mas você pode ter a sorte de surgir aquele ticket num preço incrível pra data que você está disponível.

Leia mais
Veja como escolher a hospedagem
Saiba aqui como montar o planejamento de viagem para gastar pouco

  • Se já sabemos pra onde queremos ir e qual o período, criamos alertas em buscadores, como o SkyScanner (este é o nosso preferido) e Kayak, pra monitorar o preço, possível altas ou quedas nas tarifas. Esses são também os buscadores que usamos pra pesquisar os preços das passagens. Os dois também oferecem a possibilidade de buscar passagens sem definir o destino. Isso permite que você veja os lugares que estão com os preços mais baixos. Muito útil pra criar o orçamento que cabe no seu bolso.
  • Depois que encontramos passagens que nos interessam, vamos direto no site da companhia, onde refazemos a pesquisa e fazemos a compra. Assim, a gente evita agências intermediárias que às vezes aparecem nos buscadores — a não ser que o preço lá esteja melhor, mas nunca aconteceu com a gente — e também tem a possibilidade de aproveitar conexões pra conhecer outro destino. Explico: se você vai pegar um voo Brasil — Inglaterra, e tem uma conexão em Portugal, é bem possível que se você refizer a busca, Brasil — Portugal, com uma parada pra conhecer o país, e depois Portugal — Inglaterra, vá pagar o mesmo valor ou uma diferença mínima. Desde que tenha também flexibilidade de datas. Esta técnica chama-se Stopover, e tem passo a passo pra fazê-la no Google.

Use aba anônima

  • Importante: sempre usamos aba anônima. Especialistas em passagens aéreas, afirmam que os algoritmos das companhias aéreas oferecem preços diferentes conforme o seu perfil de usuário.
    sempre procuramos no Google também os nomes das companhias aéreas low cost da região de interesse. Caso, alguma delas não apareça nos buscadores — o que é raro —, sempre é possível ir direto ao site da companhia pra pesquisar. Mas usamos essa busca também para nos cadastrar em alertas e promoções, caso a gente vá ficar naquele destino por algum tempo.
  • Outro ponto que ajuda a economizar nas passagens aéreas é ter apenas uma mala pequena para despachar, entre 15 e 20 quilos, no máximo. E se sua viagem for curta, tente usar apenas a franquia de mão. Além de ficar muito mais prático, você poupa uns trocados. Pra garantir que vai estar com o tamanho e peso correto das malas, sempre confira no site das companhias. Pra sair do Brasil, geralmente até 23 quilos é adequados, mas aí se você pega um low cost no seu destino, pra se mover de um lugar a outro, perde alguns dólares ao ter q pagar franquia da bagagem, que quanto mais pesada mais cara fica.

Somos uma plataforma multimídia que mostra o estilo de vida de Santa Catarina de forma leve e inovadora. A Versar integra os veículos do grupo NSC Comunicação.

Deixe seu comentário