12 orientações para cuidar e compreender o cérebro, por Martha Gabriel no RD Summit

 

Escritora, consultora e palestrante, Martha Gabriel é uma das maiores especialistas nas áreas de inovação, marketing digital e interatividade no Brasil. Nesta quinta-feira, ela fez a palestra de abertura do segundo dia do RD Summit, principal evento de marketing da América Latina que ocorre até sexta-feira, em Florianópolis.

Em seus pouco mais de 40 minutos, Martha se dedicou a falar sobre a importância do cérebro para os seres humanos e como estimulá-lo, o que ela distribuiu em 12 dicas. Veja:

1 – Sinto, logo existo. Não é penso, logo existo.  Mas sinto, logo existo. O cérebro é movido por emoções na hora de tomar decisão. Articular a emoção das pessoas é o caminho para influenciar nas decisões delas. “Por que você acha que as lojas nos parques da Disney estão sempre ao final dos brinquedos? Porque é quando estamos impactados, emocionados com aquilo. Sua marca é um parque de diversões. Os produtos são o souvenir”

2 – Durma 8 horas por dia. Não adianta dormir menos do que isso. O cérebro precisa do descanso de oito horas para se reorganizar. Durante o sono, criamos novas sinapses.

3 – Energia. O cérebro também precisa de alimento. O melhor é castanha, porque mantém por mais tempo a energia. Café também é importante, mas só até as 15h.

4 – Aprenda a tocar um instrumento. Pesquisas mostram que aprender a tocar um instrumento é a melhor atividade para estimular cérebro. Não é preciso se tornar um expert,  apenas o exercício de aprender já provoca o “nascimento” de neurônios.

5 – Aprenda uma língua estrangeira. Essa é a segunda melhor atividade para o cérebro. Quanto mais a língua estrangeira for diferente da nativa, é melhor.

6 – Exercite-se: atividade física também é importante para o cérebro. “No meu caso, correr me faz pensar melhor. Tenho várias ideias enquanto corro”

7 – Estimule a produção do hormônio do amor. A ocitocina é o hormônio do amor. Abraços, likes nas redes sociais e toques de maneira geral estimulam a produção do hormônio, deixando as pessoas mais emotivas. Lembra da primeira dica? Sinto, logo existo? A emoção faz parte das tomadas de decisões.

8 – Competição. O cérebro é motivado pela competição. Manja a história da gameficação das coisas? O Facebook usa muito esse recurso.

9 – Use storytelling. É um dos recursos mais estimulantes para  o cérebro. Funciona.

10 – Meditação. Por muito tempo, acreditou-se que a prática tinha a ver com religião e/ou exoterismo. Mas hoje há estudos científicos que comprovam a importância da meditação para a saúde do cérebro. É fundamental para descansar a mente.

11 – Delegar. Não decida tudo. Pegue para você as decisões mais importantes, que precisam ser decididas por você, e resolva-as pela manhã, horário que tende a ser o de melhor funcionamento do cérebro. Outras decisões, você deve delegar a outras pessoas.

12 – Assistentes digitais. Você não usa ainda? Pode usar, use.. Eles são uma ampliação do cérebro.

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