Veja onde curtir a gastronomia e a cultura germânica em SC

Conteúdo oferecido por Almeida Junior

É outubro e Santa Catarina está com uma agenda de festas ligadas à cultura dos colonizadores alemães. Eles desembarcaram por aqui no século XIX trazendo uma variedade gastronômica que reúne pratos deliciosos e sabores marcantes. Além da culinária, os imigrantes inseriram a tradição cervejeira e o hábito de realizar grandes eventos, costume que o Estado recebeu muito bem, afinal, é aqui que acontece a maior festa alemã do Brasil.
Reunimos dicas para toda a família apreciar o melhor da tradição germânica com muito conforto, tranquilidade e segurança. Aproveite!

Gastronomia e cervejas

Um cardápio que oferece desde pratos da cozinha clássica alemã até opções repaginadas como o Pretzel e Rolmoops em uma versão gourmet. O Durst Brewpub, que fica no Neumarkt Shopping, inseriu em Blumenau um novo conceito em cervejaria. Se as opções gastronômicas são de encher os olhos, imagine harmonizá-las com uma das cervejas que o Durst Brewpub oferece? Além de produzir a German Pilsner dentro do próprio shopping, o pub tem 15 diferentes tipos da bebida, todos feitos artesanalmente em Santa Catarina. Aos finais de semana, no horário de almoço, a casa abre espaço para os pratos tradicionais da culinária germânica, como marreco recheado, eisbein, spaetzle com molho de linguiça Blumenau, entre outros.

Menu da Oktober

Se os pavilhões do Parque Vila Germânica estão lotados, mas você quer entrar no clima da festa mais alemã do Brasil, o Norte Shopping, em Blumenau, tem a opção certa. Até o dia 31 de outubro, 10 restaurantes e cafeterias fazem parte do Oktober Menu, que reúne algumas das tradicionais receitas germânicas a R$ 29,90. Entre os pratos salgados, que incluem sugestões como pastel alemão e pão com bolinho de linguiça Blumenau, está o TB Ribs, do The Boiler Gastropub, feito com pão brioche e costela suína desfiada com molho barbecue de goiaba. O pub também realizará degustação de cervejas artesanais. Participam também do Oktober Menu: Chocolataria Gramado, Mesclato, Nutry Labory, Pastel Mania, Polpetta, Sabor Brasileiro, Sociedade do Café, Summer Choperia e Tartufo. Além disso, a Praça de Alimentação recebe apresentações do grupo folclórico Tanz-Und Spielgruppe Gartenstadt e de música típica com o Trio Primavera.

Tradição e realezas

As rainhas e princesas fazem parte da história da Oktoberfest. A exposição Oktober Galerie – Fotografias e Trajes da Realeza mostra a trajetória das representantes da festa em imagens, belos vestidos, faixas e coroas, a partir da primeira edição em 1984. A mostra ocorre no Neumarkt Shopping, em Blumenau, em parceria com o Parque Vila Germânica. A exposição vai até 23 de outubro no Espaço Neumarkt Mais. A visitação está aberta diariamente, das 10h às 22h.

Beer Week Balneário

Com direito a diferentes marcas de cervejas artesanais, shows de rock, workshops e outras atrações, a Beer Week volta a Balneário Camboriú de 19 a 22 de outubro. A Beer Week reunirá oito cervejarias artesanais e mais de 50 rótulos que servirão a bebida nos estilos Pilsen, Witbier, Pale Ale, Weiss, entre outros. Pra quem quer conhecer mais sobre o universo cervejeiro, o evento é imperdível. A dica são os workshops com conteúdo para iniciantes e profissionais do ramo. Além disso, terá shows com bandas catarinenses de rock, campeonatos de videogame, estúdio de tatuagem e uma barber shop. Acompanhe a programação pela página do Balneário Shopping: facebook.com/BalnearioShopping.

Somos uma plataforma multimídia que mostra o estilo de vida de Santa Catarina de forma leve e inovadora. A Versar integra os veículos do grupo NSC Comunicação.

Deixe seu comentário