Beto Barreiros: prepare uma receita de pato confitado

É cada vez maior o número de pessoas que curtem preparar seus pratos especiais. O blumenauense Paulo R. Bomhofen, enviou esta receita de peito de pato confitado, que você também fazer.

Confitar nada mais é do que uma forma, ou processo de cocção em que um alimento é cozido em baixa temperatura em gordura. Não é fritar nem cozinhar em água ou algum tipo de caldo. Vegetais também podem ser confitados.

Mesmo sendo preparado em gordura, o confit não deixa o alimento gorduroso, ao contrário, ele fica bem tenro e macio. Para fazer o confit de pato, se usa gordura de pato. Na gastronomia francesa, é uma verdadeira iguaria conhecida como magret de canard.

Peito de pato confitado

Ingredientes para 1 porção
1 peito de pato
Sal grosso
Gordura de pato

Modo de preparo:
Em uma travessa, coloque um pouco de sal grosso para fazer uma cama. Em seguida, acrescente o peito de pato e cubra com o restante do sal. Feche a travessa e deixe descansar na geladeira por 24 horas. Após, remova todo o sal, dê uma leve enxaguada e em seguida seque com papel toalha.

Em uma panela, derreta levemente a gordura de pato e em seguida coloque o peito de pato, que deve ficar totalmente coberto. Se você preferir, nesta fase, pode adicionar pimenta do reino, alho picado e tomilho para aromatizar.

No outro dia, aqueça o forno a 80 graus C, em seguida coloque a panela e deixe por 2 horas, sempre cuidando para não ultrapassar a temperatura. Assim que estiver pronto, ele pode ser servido imediatamente ou colocado em um recipiente com a própria gordura e guardado na geladeira. Para reaquecer o peito de pato confitado, pré-aqueça o forno a 150 graus e deixe o peito por 10 minutos. Lembre-se que ela já está cozido, é só para aquecer.
Para acompanhar, batatas cozidas, purê de batata ou de cenoura, batata doce, batata gratinada, ou com massas, fica ótimo.

Dica: Hoje a gordura de pato é facilmente encontrada nos supermercados.

Leia mais:
Curta a primavera com esta feijoada de frutos do mar
Saiba como preparar um presunto cru até ficar no ponto certo
Quer saber qual é o ponto certo do cozimento do camarão?