Beto Barreiros: Qual a diferença entre manteiga clarificada, de garrafa e ghee?

Manteiga clarificada – Foto Karem Goldman, divulgação

Você qual é a diferença entre manteiga clarifica, ghee e manteiga de garrafa? Para fazer a clarificada, a manteiga é colocada em banho maria, para a remoção da água e dos componentes sólidos do leite, resultando em uma gordura pura livre de toxinas. Para fazer a ghee, tradicional na Índia, a manteiga é fervida com os seus sólidos até que eles caramelizem, dando a cor, o aroma e o sabor de castanha.

Já a manteiga de garrafa, muito usada no nordeste do Brasil, é obtida através do cozimento da nata do leite de vaca até que se evapore toda a água e restem apenas a gordura e as partículas sólidas da nata do leite, conferindo a manteiga um sabor particular.

As manteigas clarificadas não contém sal, não contém lactose, não necessitam de refrigeração e possuem resistência ao calor. Podem ser submetidas à temperaturas mais altas e não queimam facilmente. É usada na gastronomia clássica para o preparo de molhos ou em qualquer receita com manteiga.

As manteigas ghee e a de garrafa devem ser empregadas levando em consideração os seus sabores e aromas, que irão influenciar diretamente no resultado final do prato. As três são saudáveis.

Leia mais:
Haddock – É uma espécie de peixe ou de defumação?
Inove o churrasco com uma receita de mini picanha de peito de pato
Confira uma receita de bacalhau grelhado e o segredo de preparo de lagosta cavaquinha

 

Beto Barreiros
Beto, representante da cultura da Ilha de Santa Catarina, apresenta suas receitas, além dicas de produtos e tendências.

Deixe seu comentário