DIY: veja como decorar a casa usando canos de PVC

mesa de centro com canos de pvc
Foto: hgtv.com

Casas da Água apresenta

Com criatividade, é fácil usar a versatilidade do PVC para trazer personalidade a qualquer ambiente

Poucos materiais são tão adaptáveis quanto os canos de PVC. Extremamente resistentes, com criatividade é possível modelá-los para personalizar a decoração e deixar o dia a dia mais prático. A diversidade de tamanhos e encaixes permite criar de objetos decorativos a peças para organizar a casa. Não importa o estilo do ambiente, há sempre uma forma de moldá-los para que fiquem com a cara do seu lar. De abajures a banquetas, confira como fazer você mesmo objetivos decorativos usando canos de PVC.

Organizador de sapatos

Materiais: canos largos, cola
Como fazer: corte todos os canos do mesmo tamanho. Em seguida, pinte-os ou decore-os com tecido ou papel de parede. Depois cole uns nos outros da maneira que fizer sentido para o espaço que você vai ocupar. Pronto!

organizador de sapatos com canos de pvc
Foto: homestoriesatoz.com

Mesa de centro

Materiais: canos de PVC, 8 conexões de 3 saídas (tês), duas conexões de 4 saídas (cruzeta), quatro tampas de cano (cap) e tinta
Como fazer: corte quatro canos para fazer as laterais (em média 55cm de altura). Corte oito partes pequenas para a base da mesa inferior e superior. Por fim, use oito peças em tamanhos iguais para fazer os encaixes centrais. Não esqueça de calcular o tamanho de acordo com o diâmetro que quiser para a mesa.

mesa de centro com canos de pvc
Foto: hgtv.com

Suporte para plantas

Materiais: 3 metros de cano, 8 conexões de três saídas (tês), 8 tampas de cano (caps)
Como fazer: para acomodar um vaso de 25cm de diâmetro, corte os canos nas seguintes medidas: 4 partes de de 18cm, 4 de 9cm e 8 de 5cm. Encaixe as peças conforme indicado na imagem. Passe cola para garantir a sustentação. Finalize pintando os canos com a cor da sua preferência.
Dica: as tintas metalizadas em spray são uma boa opção para peças modernas, com uma pegada industrial. Passe uma lixa nos canos antes da pintar para assegurar a fixação da cor.

suporte para plantas com canos de pvc
Imagem: bangalodatati.com.br

Moldura para espelhos

Material: cola quente, serra e canos (a quantidade varia conforme o tamanho da moldura)
Como fazer: corte os canos em partes de 1,5cm. Na hora de colar as peças umas nas outras, use como base uma peça redonda do mesmo tamanho do espelho que será emoldurado para garantir que a moldura fique no formato certo.

Moldura para espelhos com canos de pvc
Foto: thriftyandchic.com

Vasos para suculentas

Materiais: cano com diâmetro largo, tampas (caps)
Como fazer: corte os canos no tamanho que achar apropriado – fazer vasos com alturas diferentes pode dar um resultado legal. Use as tampas para o fundo do vaso. Decore os potinhos com tinta, sem deixar de lixar antes. Feito! Agora, é só plantar as suculentas.

Vasos para suculentas de pvc
Foto: leighlaurelstudios.com

Porta toalhas

Materiais: conexões de 3 saídas (tês), canos em quantidade que vai de acordo com o tamanho da peça que quiser montar e quatro tampas (caps)
Como fazer: para um porta toalha com quatro penduradores, corte dez peças de 30cm para as laterais. Depois, corte quatro peças de 50cm para pendurar. Encaixe os canos com as conexões como na imagem. Pinte com a tinta da sua preferência. Voilà!

Porta toalhas feito de canos de pvc
Foto: thevintagerugshop.com

Dica: na Casas da Água você encontra tudo que precisa para montar qualquer uma das peças, do início ao fim. Aposte em materiais de qualidade, como os canos e conexões da Tigre, para garantir o encaixe perfeito e a durabilidade.

Leia mais:

Terra roxa e ultra violeta: conheça as cores que são apostas para 2018

Bronze rosado, rústico e reciclado: dicas de cestos estilosos para organização

Confira os cinco erros mais comuns na hora de decorar a sua casa