NSC Talks reúne especialistas em Branded Content na Capital

Primeiro evento de Branded Content de Santa Catarina, o NSC Talks recebeu integrantes de agências de Comunicação, estudantes e empresários de diversos segmentos para um bate-papo nesta segunda-feira. O debate permeou temas como marketing, inovação, storytelling e conteúdo para marcas, além dos rumos da estratégia nos cenários nacional e estadual.

Fernando Palacios, Henrique Rojas e Guilherme Krauss (esq. p/ dir.). Foto: José Somensi

Entre os especialistas que participaram da conversa estava Fernando Palácios, professor da ESPM (SP) e único latino-americano a ganhar o prêmio World’s Best Storyteller. Ele compartilhou suas vivências de mais de dez anos de estudo e trabalho na área com a fala Storytelling: melhor forma de se fazer entender sem correr o risco de entediar.

Storytelling significa literalmente contar histórias. Tudo parte desse conceito. Mas quando falamos na esfera empresarial, a sua diferença em relação ao simples ato de contar uma história é a intenção. É a melhor forma de personificar a marca em um personagem e, a partir disso, humanizar a relação com o possível consumidor – explicou ele, ressaltando cases de sucesso.

Outro profissional que relacionou seus insights e experiências em comunicar, engajar e conquistar a atenção do consumidor foi Henrique Rojas, supervisor executivo de produtos e soluções da Rede Globo. Ele abordou o tema Branded Content: do speech ao inspeech.

– Marcas com propósito e que sabem comunicá-lo bem, vendem mais. E o Branded Content é a melhor maneira de explicar o que elas fazem e porque elas fazem. Bom exemplo disso é a Dove. Para um dos projetos, eles contrataram um profissional que faz retratos falados e convidaram mulheres de idades e biotipos diferentes para ditarem suas características físicas a este profissional, que as desenhava sem tê-las olhado. Na sequência, amigos e familiares destas mulheres também detalhavam os traços físicos delas. O resultado – surpreendente – era a comparação entre os desenhos, que deixava claro que as pessoas enxergavam essas mulheres mais belas do que elas próprias se viam. O objetivo era remeter à questão da autoestima e do empoderamento feminino, propósito de comunicação da Dove.

Rojas também ressaltou os números que movimentaram e que devem movimentar o segmento no próximo ano.

– Segundo o Boston Consulting Group, no ano passado investiu-se mais de 10 bilhões de dólares em Branded Content no mundo. E a expectativa é que esse valor alcance 25 bilhões em 2019 – ressaltou.

Cerca de 100 convidados entre empresários, estudantes e integrantes de agências de comunicação participaram do evento. (Foto: José Somensi)

Para compartilhar experiências reais de conteúdo de marca, o head de planejamento e inovação da paranaense Gazeta do Povo, Guilherme Krauss, falou sobre Conteúdo além do conteúdo: Branded Content extrapola o limite das palavras e imagens.

– Minha avó já dizia: “a maneira mais efetiva de pegar borboletas não é caçá-las, e sim cuidar bem do jardim para que elas venham naturalmente”. Isso é Branded Content. As pessoas recebem cada vez mais estímulos pelas inúmeras informações que chegam a elas todos os dias, mas têm cada vez menos paciência para tanta coisa. Por isso, a palavra de ordem é relevância. O desafio não é a marca caçar as pessoas, mas sim, fazer com que elas cheguem até a marca através da identificação. E isso acontece quando se tem bons conteúdos – explicou.

Para finalizar, Gabriela Moura, coordenadora do NSC Branded Content, estúdio multimídia para storytelling em Santa Catarina, resumiu a finalidade do núcleo criado há um ano e meio e que vem se destacando no cenário em Santa Catarina.

– Como publisher, a NSC e todas as suas mídias têm o intuito de produzir conteúdos relevantes e com credibilidade. Nosso trabalho é descobrir a dor do cliente e a do público e conectá-los da melhor maneira possível com conteúdo útil, interessante e narrativas com verdade e propósito – encerrou.

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