Itajaí tem uma semana com espetáculos teatrais gratuitos todos os dias

De 15 a 23 de setembro o público poderá experimentar espetáculos teatrais diariamente

"Esse corpo meu" é uma das peças (Foto: Divulgação)

Com uma Rede de Teatro com 14 grupos integrantes, inúmeros projetos de iniciação cultural e formação de público gratuitos ao longo do ano e uma classe artística ativa, Itajaí é um dos polos do teatro catarinense. Em setembro, mais de um projeto de circulação de repertório marcam a cidade e, com isso, de 15 a 23 de setembro o público poderá experimentar espetáculos teatrais diariamente e 100% gratuitos.

Promovido pela Karma Cia de Teatro, o projeto Conexões contemporâneas traz, no sábado, a performance teatral Cartografia do Assédio, que discute assédio sexual e a ocupação dos espaços públicos pelas mulheres, com as violações que sofrem ao simplesmente caminhar.

O Projeto Conexões Contemporâneas segunda edição já circula por Itajaí desde o final de agosto. Espetáculos adultos e infantis, oficinas para artistas e bate papo com os atores fazem parte desse projeto que marca os 5 anos de formação da companhia e tem como objetivo promover um espaço de diálogo e estudo entre artistas e ainda criar um ambiente de discussão de vários aspectos da cena artística contemporânea. Toda a programação é gratuita e todos os espetáculos são abertos ao público.

Logo depois, inicia-se o projeto Contágio, do Grupo Risco de Teatro, que trará espetáculos de 5 grupos itajaienses de diferentes vertentes. Essa etapa do projeto chama-se Partilha e, com ela, o grupo pretende partilhar com a classe artística através da troca de trabalhos e com o público com as obras, e debates que acontecerão após cada apresentação. Na terça-feira, dia 18, a Téspis abre a programação com Esse Corpo Meu, no Teatro Municipal da cidade.

A cidade ainda segue recebendo espetáculos e diferentes programações durante todo o mês de setembro. Confira a programação:

Performance teatral Cartografia do Assédio – Karma Cia. de Teatro
Quando: 15/09, 11h
Público: adulto
Onde: Casa da Cultura Dide Brandão
SINOPSE: Cartografia do Assédio é uma performance que investiga a presença do corpo feminino no território urbano, a partir da posse masculina – e machista – do território público. A construção do ato performático surge de um método documental, baseado na coleta de depoimentos espontâneos de mulheres que transitam pela Rua Hercílio Luz, principal via de comércio da cidade de Itajaí/SC. Esse procedimento resultou num mapeamento de violências cotidianas, vividas por aquelas presenças femininas no espaço compartilhado da cidade.

Espetáculo Primeiro Milagre – Grupo Risco de Teatro
Quando:18/09 às 10h15min
Onde: Escola Nereu Ramos
SINOPSE: A ironia é trazida à cena em de Primeiro Milagre através do texto Il primo miracolo del nino Gisus do italiano Dario Fo, prêmio nobel de literatura 2007. Trazendo temas como a segregação racial, o jogo de poder, a fome e a diferença de classes sociais, a história narra os primeiros nove anos da vida de Jesus e seu primeiro milagre. Produzido de forma independente, o espetáculo conta com a direção de Cláudia Sachs.

Espetáculo ESSE CORPO MEU? – Téspis Cia de Teatro
Quando: 18/09 às 20h
Onde: Teatro Municipal de Itajaí
SINOPSE: O que é feminino? O que é masculino? O que é um corpo bonito? O que é ser normal? Esse corpo meu? O espetáculo discute os padrões sociais em que tentamos nos enquadrar todos os dias, para sermos aceitos, para sermos felizes. Dentro de uma linguagem performática, onde várias cenas são apresentadas sob forte impacto musical para formar um conjunto, a peça que investe no trabalho corporal dos atores e tem textos apenas em off, desfila, de uma maneira bem humorada, um panorama de conflitos sobre padrões de gênero, de beleza, de moda e do que sobra afinal, de original, em cada um de nós.

Espetáculo IN: exposição em movimento – Na Nuvem Cia de Teatro
Quando: 19/09 às 20h
Onde: Biblioteca Municipal de Itajaí
SINOPSE: In process. Incômodo. Intrínseco.
Incomodações internas te deslocam para onde? Te provocam para quê? Te movimentam para qual lugar? Te transformam em quê? O que você faz com aquilo que te perturba? O que te move enquanto algo desaba? Quem é você no meio do todo? Você entra no conformismo?

Espetáculos MISSIVA, MIRAGEM e EL VIAJE – Cia Mútua Teatro e Animação
Quando: 20/09 às 14h30min
Onde: Museu Etno-Arqueológico de Itajaí (Itaipava)
SINOPSES:
MISSIVA – As mensagens em garrafas estão pelo mundo, jogadas ao sabor das ondas. Que fim elas levam…vão ao fundo ou encalham? São profundas ou ‘algo que as valham’?
MIRAGEM – Inspirada livremente no texto “La Sed”, de Rafael Curci, Miragem é uma reflexão sobre as diversas ‘sedes’ que o ser humano sente nos desertos da vida.
EL VIAJE – As viagens são um meio para quem procura a transformação, potenciando nossa essência, aquilo que verdadeiramente somos. E é sempre o amor que nos motiva.

Performance Cartografia do Assédio – Karma Cia de Teatro
Quando: 22/09 às 11h
Onde: Casa da Cultura Dide Brandão
SINOPSE: Cartografia do Assédio é uma performance que investiga a presença do corpo feminino no território urbano. Através de procedimentos documentais, baseados na coleta de depoimentos espontâneos de mulheres nas ruas, surge um mapeamento de violências cotidianas vividas por aquelas presenças femininas no espaço compartilhado da cidade.

Espetáculo Dois amores e um bicho – Cia Experimentus
Quando: 23/09 às 20h
Onde: SESC Itajaí
SINOPSE: Uma bomba explode em uma escola, um pai de família mata seu cachorro a pontapés por considerá-lo homossexual, misteriosas mortes de animais em um jardim zoológico. Em seu habitat, a família Estefano está às voltas com estes acontecimentos brutais do passado e do presente. Em um jogo perverso, eles encenam e reencenam incidentes que melhor seria se ficassem esquecidos.

Espetáculo CAÊ – Karma Cia. de Teatro
Quando: 23/09, 18h
Público: infantil
Onde: Itajaí Criativa Residência Artística
SINOPSE: CaÊ segue a vida na velocidade de sua bicicleta. De lugar em lugar, de caminho em caminho, vai plantando e colhendo sonhos por onde passa. Mas, para quem está na estrada, cada encontro pode ser uma surpresa. Cada parada pode ser uma chance para encontrar algo novo. E cada noite é uma porta de entrada para outros mundos ainda mais surpreendentes…

Espetáculo Mierda Bonita – Grupo Experiência Subterrânea
Quando: 29/09, 20h
Público: adulto
Onde: Casa da Cultura Dide Brandão
SINOPSE: Três atores. Uma atriz e seu irmão. Um ator e seu namorado. Um ator e sua cunhada. Três atores, o jogo. A sexualidade espontânea, mediada pelas tendências e conflitos contemporâneos, pergunta: o que excita? O que excita na tendência do excitar-se? As histórias contadas em Mierda Bonita traduzem a confusão da qual o ser humano se sente parte, as dificuldades latentes em que ele se encaixa, e nas perspectivas já formuladas das relações afetivas, a liberdade aterrorizante do tempo atual e o sofrimento para lidar com a falta de referência.

Espetáculo Dois ao Cubo – Karma Cia. de Teatro
Quando: 30/09, 15h
Público: infantil
Onde: SESC Itajaí
SINOPSE: Mauro e Lídia ao cubo dançam a possibilidade do encontro. Que dança é essa que o corpo dança? Lídia e Mauro redescobrem a dança. Quem dança essa dança que eu danço? Dois ao cubo no espaço-tempo. Essa dança que eles dançam é minha também? Dois ao cubo? Que dança estranha é essa?

Leia também:

Festival Isnard Azevedo, maior evento de teatro de SC, está de volta após dois anos