Já ouviu falar de limão caviar?

Crédito: Nathalia Sifuentes, divulgação

Originário da Austrália, o limão caviar ou finger lime, em inglês, (citrus australasica/microcitrus australasica) vem se tornando popular na gastronomia mundial como uma versão sofisticada de “bushfood” – plantas nativas australianas utilizadas por aborígenes (poderíamos fazer aqui uma comparação com as nossas PANCS – plantas alimentícias não convencionais).

A fruta possui formato alongado e um espectro de cores que pode variar entre o verde, marrom, rosa e vermelho – tanto na casca, quanto no seu interior – onde abriga pequenas esferas recheadas de suco que explodem na boca. Essas pérolas se assemelham às ovas de peixe, daí a referência ao caviar; alguns também o denominam caviar vegano.

Possui um sabor suavemente ácido e adocicado, trazendo um cítrico versátil ao paladar, que combina especialmente com frutos do mar.

Ostra finalizada com limão caviar, pelas mãos do chef Tony Panetta, em Sidney. Foto divulgação

No Brasil, alguns lugares começaram a produzir o limão caviar, vendendo somente a fruta ou mudas da planta, distribuindo-as para restaurantes e chefs interessados. O ingrediente enriquece a finalização dos pratos, além de proporcionar uma experiência sensorial interessante.

Em São Paulo, no Ristorantino de Ricardo Trovisani, o limão caviar pode aparecer em algumas criações como o tartar de atum e a sobremesa babá al limoncello.

Mais de Renata Diem:
Páscoa inusitada: Já ouviu falar em ovo pudim, ovo de empada e ovo plano?
Fideuà: conheça a famosa paella feita com macarrão
Conheça o “bun”, o pãozinho chinês que virou tendência no Brasil