“Não arranquem os vermes de mim”: jornalista de Itajaí lança seu primeiro romance

Anderson Bernardes conta a história de uma mulher em busca da própria vida

O jornalista Anderson Bernardes lança, no dia 2 de agosto, às 19 horas, no Quinta Borba Espaço Eventos, em Itajaí, seu romance de estreia, “Não arranquem os vermes de mim”, publicado pela Editora Oito e Meio, do Rio de Janeiro. Durante o evento de lançamento será realizado um bingo.

O livro, finalista do Prêmio Sesc de Literatura 2018, conta a história de uma diarista que, antes de ser encontrada morta num cortiço em Florianópolis, envia a uma pequena editora o original datilografado de seu romance autobiográfico. Essa narrativa é o único documento que pode iluminar as origens da autora e a causa de sua morte.

Lançando mão da autoficção e da metalinguagem, o autor cria uma narradora que reconstrói a própria vida desde a origem de seus antepassados, imigrantes alemães e italianos radicados no Vale do Itajaí, até seu autoexílio em Florianópolis, precedido por uma série de agruras.

Para a escritora e professora Telma Scherer, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convidada para escrever o texto de apresentação da obra, “a personagem põe a nu todas as pressões do patriarcado e encara a necessidade de construção de si em condições adversas”. O livro já pode ser adquirido no site da editora www.oitoemeio.com.br, com desconto de 15% até a véspera do lançamento.

Bingo

Durante o evento de lançamento do livro, será realizado um bingo comemorativo, uma referência a um dos vícios da protagonista-narradora. Os leitores e leitoras que adquirirem o livro receberão um marcador de páginas em formato de cartela de bingo para participar do sorteio de brindes que aludem ao enredo do romance.

Leia mais:

Youtuber especialista em maquiagem, Alice Salazar fala sobre empreendedorismo e dá dicas de make

Memória Teleafetiva: conceito inédito vira livro

Erasmo Carlos inicia gravações de comédia com Larissa Manoela