Lambrusco é a dica para acompanhar a feijoada do fim de semana

Foto: Freepik

A crescente cultura do vinho no Brasil vem quebrando paradigmas. “A fama pejorativa do vinho alemão da garrafa azul, por exemplo, foi afastada com a entrada no mercado nacional de grandes vinhos alemães, elegantes e surpreendentes nos seus diferentes estilos”, lembra a sommelier e gerente da Decanter Florianópolis, Regina Essenburg. Pois agora é a vez dos lambruscos se transformarem em cisnes. Conhecido até pouco tempo por ser muito doce e sem expressão, o Lambrusco tem forte tradição na Itália, mas no Brasil só chegavam os exemplares mais comuns.

Leia também: Qual paladar é mais apurado para degustar vinho: homens ou mulheres?

Mas isso é passado: agora já é possível degustar aqui rótulos de Lambruscos de longa tradição da Itália, país de origem desse tipo de vinho frisante e adocicado. No país da bota há dezenas de subvariedades conhecidas, especialmente da região da Emilia-Romana. “Há Lambruscos extraordinários, cheios de fruta e frescor, com fantástico equilíbrio entre açúcar e acidez. Há exemplares nobres, inclusive com longas maturações e nos mesmos processos de produção de espumantes”, explica Regina.

E para embarcar nessa aventura, a sommelier tem uma dica que garante ser certeira para o frio: degustar um bom Lambursco italiano com a nossa tradicional feijoada. A harmonização é pouco conhecida e experimentada, mas quem já provou garante que é perfeita. “Para quem se permite, o mundo do vinho está cheio de surpresas e caminhos a serem desbravados”, convida Regina.

Foto: Divulgação

Para apreciar bons vinhos e espumantes e aprender mais sobre a bebida, vale ficar atento à Confraria do Vinho Itapema, que estreou em junho e terá mais 5 edições até novembro, comemorando 10 anos de evento. A organização é de Pedro Leite, coordenador da plataforma Itapema, com ambientação musical do DJ Thon Soriedem, patrocínio da Decanter, Bellacatarina, Acqualive Group e Grupo Geração, com apoio da Galeria de Arte Luciano Martins, da Flor de Liz e parceria com a Alameda Casa Rosa.

 

 

+ Próximas datas da Confraria do Vinho Itapema 2018

-> 19 de julho – 2ª edição (Ingressos à venda pelo site Blueticket e também nas lojas físicas da Blueticket e da Siqlo, no Beiramar Shopping, na Bellacatarina e Decanter Florianópolis.)

-> 2 de agosto – 3 edição

-> 27 de setembro – 4ª edição

-> 25 de outubro – 5ª edição