Jornal brasileiro de teatro e livro de poemas de Eduardo Silveira são lançados na Capital

Sétimo número do Caixa de Pont[o] e primeiro livro do poeta de Joinville terão distribuição gratuita

Eduardo Silveira, de Joinville, e seu primeiro livro. Foto: Arquivo pessoal

Com o objetivo de publicar dramaturgias, entrevistas, crítica teatral, perfil de grupos teatrais e de atores, a sétima edição do Caixa de Pont[o] – jornal brasileiro de teatro será lançada nesta sexta-feira (17), a partir das 19h, no Barió Café, no CIC, na Capital. A distribuição é gratuita. No mesmo dia e local, também será lançado o livro Calopsita, do poeta Eduardo Silveira, de Joinville.

A cidade do Norte catarinense tem se caracterizado, nas últimas décadas, por revelar artistas de destaque na literatura catarinense, como Rubens da Cunha, Ramone Abreu Amado, Patrícia Hoffmann e Marco Vasques. Neste cenário efervescente surge Eduardo Silveira, com seu primeiro livro de poemas.

Eduardo Silveira trabalha como professor de Língua Portuguesa e Literatura nas redes particular e pública de ensino, com ativa participação em projetos de difusão da leitura. Paralelamente, desde 2006, produz poemas, contos e crônicas, publicando-os de diferentes modos. Há dez anos mantém o blog www.obibliofilopobre.blogspot.com, no qual divulga sua produção.

Calopsita, que também terá distribuição gratuita, é uma obra bem-humorada. Para o editor e prefaciador da obra, Rubens da Cunha, ela “apresenta um conjunto de poemas marcados por uma ironia agridoce que se manifesta, sobretudo, na coloquialidade da linguagem. E é na linguagem que está a força desses textos. Eduardo consegue sintetizar literariamente a rapidez, a fragmentação, o despojamento de toda uma geração marcada pela escrita na internet”. A ilustração da capa é da jovem artista visual Carol Silva, também de Joinville.

Caixa de Pont[o]

Idealizado e capitaneado pelos poetas e críticos teatrais catarinenses Marco Vasques e Rubens da Cunha, o jornal chega ao quarto ano de existência e é o único do gênero no país e se consolida como uma das principais referências no debate sobre a arte teatral no Brasil.

Neste número, entre os destaques estão uma entrevista com o diretor e dramaturgo chileno Ramón Griffero, feita pelo pesquisador e professor de teatro Stephan Baumgärtel; trechos dos processos dramatúrgicos do Coletivo Casa Selvática, de Curitiba; um perfil do coletivo gaúcho Ueba Produtos Notáveis; e um texto de Jé Oliveira sobre o teatro negro no Brasil.

Lançamento do Caixa de Pont[o] – jornal brasileiro de teatro e do livro de poemas Calopsita, de Eduardo Silveira

Quando: sexta-feira (17), a partir das 19h
Onde: Barió Café – Centro Integrado de Cultura (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: distribuição gratuita

Leia mais:

Circuito Cultural promove 28 atividades gratuitas em Florianópolis no finde

6ª Orquestra de Baterias de Florianópolis ocorre neste domingo

Silva se apresenta pela primeira vez em Florianópolis em outubro