
Em uma rotina atribulada, organização na hora de realizar as ações é importante. Mas, por onde começar? Como fazer uma lista que realmente funcione? Há muitos modelos disponíveis, e a confusão sobre qual escolher para inspiração é grande!
Camila Piva, especialista em autoconhecimento, dá algumas dicas de como produzir uma boa lista para organizar o dia, tarefas e gerir todos os afazeres de maneira prática e eficiente. Ela é também autora da obra Viva este livro!, publicada pela Ciranda Cultural, no qual há muitas outras listas para você se conhecer e se entender com eficácia e diversão.
Passo a passo
- Escolha um meio. Muitas pessoas funcionam melhor com agendas ou cadernos em papel, outras com aplicativos, procure o meio que mais lhe agrade.
- Separe os itens por esferas: saúde, carreira, propósito pessoal etc. Desta forma você conseguirá enxergar tudo de uma forma mais holística.
- Agora é a vez de preencher os itens dentro dessas esferas. Priorize duas ações. Para priorizar você deve levar em conta: grau de desejo ou de tempo, ou seja, o que você mais deseja/precisa e o que você precisa fazer logo.
- Se você tem uma ação de várias etapas, divida-a nessas etapas. É mais fácil de verificar o quanto falta para a conclusão e também impede que você procrastine pensando na dificuldade geral de cumprir a tarefa.
- Todos os dias, seja no final no dia ou no começo, revise e atualize sua lista de tarefas.
Leia também:
5 dicas para não deixar o estresse prejudicar a sua alimentação