Listras: elas apareceram nas passarelas da alfaiataria ao estilo esportivo

Use as listras em looks completos ou ouse combinando com outras estampas

Listras
Foto: Fernando Willadino

As listras mais uma vez ganham destaque no mundo da moda. Abusando do colorido, elas surgem nas cores clássicas e multicoloridas, finas e mais largas, na vertical e na horizontal, de todas as formas e ângulos para dominar os looks do verão.

Uma curiosidade é que na Idade Média, a listra era associada a quem estava à margem da sociedade, como os presidiários. Depois, a estampa listrada passou a ser usada por marinheiros e é, até hoje, muito associada à moda navy.

Leia também: Estampas primavera-verão: para florir e colorir o guarda-roupa

Podendo ser misturadas a outras tendências, as listras podem ser usadas em produções diurnas e noturnas. A designer e produtora de moda Ana Carla Schmitt dá algumas dicas de como usar o trend da estação. Confira:

  •  O vermelho estará em alta nas coleções de verão, então aposte nessa cor também para as listras. O look navy pede a combinação de listra azul com branco. Nesse caso, invista no vermelho nos acessórios.
  •  Tons pastéis apareceram muito nas passarelas. Aposte nessa cartela de cores, principalmente no tom lavanda.
  • As estampas florais são as que mais ajustam com a listra, mas o poá, o animal print e o quadriculado também podem ser boas
    combinações.
  • Os vestidos longos, no estilo princesa moderna, com muitas fendas e um toque de sensualidade, são uma modelagem perfeita para ousar com listras.
  • Mais um item que continua no mundo da moda são os conjuntinhos. Na maioria das vezes eles são em alfaiataria toda listrada.
  • Se você não tem vergonha de ousar, aposte em peças inteiras com a estampa, com um macacão ou vestido com babados.

    Para não errar

Para a produtora de moda, a listra pode ser utilizada por todos os biotipos, tendo cuidado apenas para dar o destaque correto na produção:

– O seu biotipo determinará qual listra é a melhor opção. As verticais costumam deixar o corpo mais longínquo e podem até disfarçar a barriguinha. Já as listras horizontais podem dar a impressão de alargar a silhueta e diminuir a estatura, por isso, podem não ser uma boa opção para pessoas com o quadril largo. Aliás, as listras na parte inferior podem deixar você moderna, porém só é válido investir no look se tiver consciência do seu biotipo.

Clique aqui para saber tudo sobre o Confraria da Moda