Dentista catarinense lança livro infantil para aproximar os pequenos do consultório odontológico

Foto: Divulgação

A dentista catarinense Bianca Fiorentin Moura, mestre em odontopediatria, lançou recentemente o livro infantil: Viagem ao consultório do dentista. O livro foi a dissertação de mestrado da especialista. A obra tem como objetivo promover a familiarização da criança com o ambiente odontológico, desenvolvendo gradativamente uma estrutura psicológica para enfrentá-lo de maneira positiva e eficaz.

Embora hajam livros de literatura infantil que se proponham a retratar a figura do dentista, a maioria deles abordam temas como função dos dentes, cárie, higiene dental e hábitos alimentares. Em sua obra, Bianca apresenta de forma lúdica os principais instrumentos utilizados nos consultórios. Em uma viagem imaginária os personagens Bruno e Pedro, são guiados por uma fada até o consultório odontológico, e juntos fazem descobertas incríveis.

O livro que aborda com sensibilidade o medo que as crianças podem sentir pelo dentista é também interativo. Através de um QR Code é possível ouvir o som dos equipamentos tornando a visita ao dentista algo mais natural.

— Na minha atuação profissional percebi que, embora o medo do dentista e os efeitos comportamentais negativos que ele causa durante o tratamento odontológico sejam temas antigos referidos na literatura, poucos estudos se dispõe a pesquisar novas técnicas para diminuí-lo. A ideia foi inspirada na busca de evoluções nessa área, pois além de manter-se atualizado sobre novas técnicas e materiais, também é imprescindível o conhecimento básico da psicologia para o profissional que se propõe a trabalhar com a odontologia — ressalta a autora do livro que é indicado não só para crianças, mas também para educadores e profissionais da saúde (dentistas e psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos e profissionais que trabalhem de maneira interdisciplinar e multiprofissional).

O livro está disponível em livrarias de todo o país ou no site da editora Inverso.

Leia mais:

Como lidar com o medo de ir ao dentista, problema que afeta 3 em cada 10 adultos

Especialista fala sobre a importância da vitamina D para o organismo