Confira cinco livros práticos para quem não consegue cuidar de plantas

Foto de cactus e suculentas - Foto Tina Floersch on Unsplash, divulgação

Cuidar de plantas não é uma tarefa tão simples para muita gente. Há quem se esforce muito para cuidar de um cacto ou uma suculenta — algumas das espécies mais fáceis de manter — e, mesmo assim, sofra muito para mantê-los em perfeitas condições e vivas.

Felizmente, o mercado editorial tem várias opções para os iniciantes (ou mais desastrados) na arte da jardinagem. A paisagista, jornalista e apresentadora Carol Costa lançou este mês um guia prático Minhas Plantas: Jardinagem para Todos. O livro traz dicas básicas que ajudam a cuidar de orquídeas, local ideal para guardar as suculentas, quantidade de luz que as plantas devem receber, entre outros.

Ela é autora de um site que reúne vários conteúdos sobre o tema. Vale a pena dar uma olhada no Minhas Plantas. Pesquisando sobre o tema, encontramos outras dicas de livros que a própria Carol e outros especialistas recomendam. Confira a lista:

Minhas Plantas: Jardinagem para Todos

O conteúdo vai além da jardinagem, tem informações sobre como cuidar de uma horta e PANCs, que são plantas não convencionais comestíveis. Há informações sobre adubos, nutrientes, transplante, entre outros cuidados.

Manual Natureza

Série de livros que é dividida em temas. Eles podem ser encontrados na internet e até mesmo nas bancas de revista. Há fascículos sobre jardinagem, plantas frutíferas, hortaliças, entre outros. É bem ilustrativo e prático. Ideal para iniciantes.

O Livro Definitivo de Dicas e Sugestões de Jardinagem

O nome diz tudo. É um dos mais completos sobre o tema. O livro traz dicas e soluções para resolver problemas no seu jardim. São mais de 2 mil ideias para cuidar de plantas. O título tem  o certificado dos consultores da rede britânica BBC.

Um Jardim para Sempre

Um manual muito prático para cuidar de plantas de jardim. Tem informações sobre solo, luminosidade,adubos e fertilizantes, quatro estações e até horóscopos e jardim. O autor é um dos principais nomes da jardinagem no Brasil.

Jardinagem Básica para Leigos

Este livro também faz parte de uma série que ensina a fazer várias coisas. Ele é realmente voltado para leigos. O livro traz dicas sobre plantio, como montar canteiros, cuidar de árvores e flores. Vem com vários passo a passo o que torna ainda mais fácil todo o processo.