
Estátuas espalhadas pelas ruas, restaurantes dentro de navios piratas, museus e o famoso Old bazar, fazem de Skoje uma parada obrigatória em qualquer passeio nos países Balcãs.
O Ícone Alexandre Magno, Alexandre O Grande ou Alexandre da Macedônia, foi Rei da Macedônia. Fundou mais de 20 cidades que levavam seu nome, teve Aristóteles como seu professor, venceu mais de 100 batalhas e morreu invicto, sendo considerado um dos homens mais influentes do mundo.
Vamos ao que interessa… Os vinhos deste país!
Nos países latinos, algumas barreiras de importação e um certo preconceito aos vinhos fora da faixa de “comodidade”, digamos assim, como os Franceses, Italianos, Chilenos… Nos fazem quase que ignorar, que existem vinhos de extrema qualidade em outras parte do mundo como… Macedônia!
Visitamos a mais aclamada vinícola da região, com hora marcada e atendimento exclusivo, fomos recepcionados pelo Chateau kamnik.
Kamnik é uma boutique winery, com produção em torno de 100 mil garrafas ao ano.
Produz vinhos espetaculares, ganhadores de prêmios e que colocam muitos vinhos consagrados para trás.
Se você acha chique tomar uma Champagne, que tal provar este vinho extremamente aromático, com características de Moscato, enquanto seus olhos se encantam pelos flocos de ouro que dançam pela taça?
Este vinho geralmente é esgotado antes mesmo de chegar nas prateleiras, consumidores clamam por uma garrafa, nós também faríamos o mesmo, não pelo ouro mas pelo excelente vinho!
O Signature Merlot reserve 2012, foi feito com uvas selecionadas usando uma técnica de cultivo chamada de “crop reduction”, que parcialmente desidrata as frutas e gera um vinho com mais de 17% de álcool!
Outro detalhe importante é que o vinho passa por carvalho Americano e Francês, 100% barril novo, por duas vezes! Após completar 18 meses, o vinho é transferido para barris novos por mais 8 meses até ser engarrafado.
Este vinho deve ser decantado! Fizemos um teste com uma garrafa aberta a 3 dias é uma aberta na hora, encontramos vinhos completamente diferentes.
Com um longo retrogosto de frutas e chocolate, taninos redondos e acidez equilibrada, este Merlot é limitado a poucas garrafas. Se acharem este exemplar por alguma viagem à Europa, não percam!
Finalizando, demos um pulo a Kosovo, direto para a capital Pristina.
Kosovo é muito bonito fora da Capital, em Pristina é tudo meio que um caos e sem informações turísticas.
O contraste que nos marcou foi a construção de uma linda Igreja, pisos de mármore e materiais caríssimos em homenagem a Madre Tereza, e no semáforo à frente, crianças pobres, limpando os vidros dos carros que por ali paravam, em troca de uma moeda. Mas enfim…
De Pristina fomos para Rahovec, 1 hora de viagem, belas paisagens e uma surpresa, vinhedos para todos os lados!
Fomos ao maior produtor da região, Stone Castle. Conversando com algumas pessoas, ficamos sabendo que Kosovo tem planos de se tornar a “nova Napa Valley”.
Os Winemakers atribuem esse projeto aos vários dias de sol, que permitem o cultivo de uma grande variedade de uvas.
Compramos os vinhos da Stone Castle para tomar no hotel e realmente se comparam aos de Napa com a mesma faixa de preço.
A “revolução”que Kosovo pretende fazer no mercado dos vinhos é expressada em números. A vinícola produz o absurdo de mais de 30 milhões de litros ao ano. Vinhos de mesa que custam a partir de 2 Euros e que vendem melhor que Água!