Saiba mais sobre “Açúcar”, longa que abre o 22º FAM

Filme discute oligarquias e preconceito no Brasil

Açúcar
Filme une aspectos históricos e simbólicos, que se destacam nas escolhas do roteiro, da fotografia e da montagem
Açúcar é o filme da abertura da Mostra de Longas Mercosul do 22º FAM, dia 19 de junho, às 21 horas. É a segunda vez que um filme dos diretores e roteiristas Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira abre o festival. Em 2014, o FAM iniciou com Amor, plástico e barulho.


Em Açúcar, Bethânia Wanderley (Maeve Jinkings), herdeira de um antigo engenho de cana-de-açúcar em declínio, recusa-se a vender suas terras e entender a própria história. Ela retorna à propriedade na área rural da Zona da Mata pernambucana (região com muitos engenhos em ruínas, instalados ainda no século XVI), para impedir que os antigos trabalhadores do canavial tomem conta das terras.


Bethânia entra em conflito com o líder da associação de trabalhadores, Zé (José Maria Alvez), e com a faxineira Alessandra (Dandara de Morais), que começa a trabalhar na casa-grande da propriedade para vigiá-la. Outra personagem é a madrinha Branca (Magali Biff), desejosa em reviver os dias de glória do engenho.


A partir disso, o filme discute racismo e preconceito, escravidão, religião, o papel histórico das oligarquias existentes praticamente desde a fundação do Brasil e a ascensão dos movimentos sociais.
Sério e Renata
Açúcar”é dirigido por Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira
O longa surgiu de um sonho de Renata Pinheiro, cuja família possui terras na região e um engenho em decadência. No sonho, uma mulher navega num barco à vela em meio a um mar de cana. Em virtude disso, o filme une aspectos históricos e simbólicos, que se destacam nas escolhas do roteiro, da fotografia e da montagem.


Açúcar estreou no Festival do Rio ano passado, e a carreira internacional começou no festival de Rotterdam, na Holanda. No Festin Lisboa deste ano, festival de cinema da língua portuguesa, recebeu o prêmio principal da crítica.
Leia sobre o 22º FAM: 

O FAM 2018, é realizado entre os dias 19 a 24 de junho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Consolidado entre um dos mais importantes Festivais da América Latina, o FAM chega em 2018 com uma agenda extensa de atividades. Entre elas, a do Fórum Audiovisual Mercosul, do Rally Universitário Floripa e, destaque também, para o Encontro de Coprodução do Mercosul, que terá a participação de 10 players, entre eles seis canais de televisão: Globo News, Canal Brasil, Canal Fox , Box Brasil, Woohoo e Cine Brasil TV.
Leia também: