Lucca Koch: façam suas apostas! Quem leva o Oscar de melhor figurino?

(Focus Features, Divulgação)

No próximo domingo, dia 4 de março, acontece a 90ª edição do Oscar. Por isso vamos trazer os indicados à estatueta de melhor figurino, prêmio quer começou a ser entregue a essa categoria técnica em 1948.

(Disney, divulgação)

Um dos grandes favoritos desse ano é a versão live-action de “A Bela e a Fera” estrelado pela jovem atriz Emma Watson. O figurino assinado pela Jacqueline Durran, que já levou o Oscar nessa mesma categoria em 2013, por “Anna Karenina”, traz looks incríveis, entre eles o clássico vestido amarelo usado durante o baile pela princesa. Nessa mesma cena, a Fera, interpretada pelo ator Dan Stevens, usa um casaco de veludo azul marinho totalmente bordado com fios de ouro. Uma curiosidade é que todos os figurinos foram produzidos de forma sustentável, usando apenas tecidos de fornecedores que possuem preocupações com o meio ambiente.

(Jack English – Focus Features, divulgação)

Jacqueline é também responsável por outro indicado, o filme “O Destino de uma Nação”. Nesse trabalho, que retrata os primeiros dias de Winston Churchill como primeiro-ministro britânico em plena Segunda Guerra Mundial, a figurinista fez um minucioso trabalho de pesquisa e recriação de roupas da década de 1940. As roupas usadas pelos atores seguem uma linha mais sóbria, com uma paleta de cores mais limitada.

(Focus Features, Divulgação)

Outro queridinho da academia é o belo trabalho da irlandesa Consolata Boyle, que faz um mergulho nas vestimentas da corte inglesa de 1887, em “Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha”. Essa não é a primeira indicação de Consolata, em 2007 ela concorreu com o filme “A Rainha” e em 2017 com “Florence Foster Jenkins”, mas nunca levou. Será que chegou a hora?

(Fox Searchlight Pictures, divulgação)

Correndo ao pódio meio que discretamente temos o interessante trabalho de Luis Sequeira em “A Forma da Água”, longa fantástico do diretor mexicano Guillermo del Toro. Entre os detalhes que chamam a atenção, nessa obra vemos uma impecável transformação da protagonista através da cartela de cores das suas roupas e acessórios. Tem que assistir!

(Focus Features, divulgação)

Eu abri o ano indicando “Trama Fantasma” como um dos destaques de 2018. Agora vamos torcer para o figurino de Mark Bridges, que já ganhou a estatueta em 2012 pelo “O Artista”. O filme, que se passa em torno de um estilista de alta costura, traz uma fiel leitura dos anos de 1950, porém com uma pegada cinematográfica, onde as roupas também representam o estado de espirito dos personagens. “Nossas escolhas nunca são aleatórias (…) Há sempre algum tipo de ressonância”, revelou Mark em entrevista.

Quem será que leva?

Cinco melhores filmes que ganharam o Oscar de figurino:

  • “Cleópatra”, melhor figurino em filme colorido em 1963, com assinatura dos estilistas Irene Sharaff, Renie Conley e Vittorio Nino Novarese.
  • “Minha Bela Dama”, 1964, figurino criado por Cecil Beaton, que também era fotógrafo da revista Vogue.
  • “Priscilla, A Rainha do Deserto” com seu colorido exagerado e extravagante criado pela dupla Lizzy Gardiner e Tim Chappel recebeu o prêmio da academia em 1994
  • “Titanic” em 1997 com o trabalho impecável de pesquisa e criação de Deborah Lynn Scott.
  • “Moulin Rouge!”, recebeu o Oscar em 2001, figurino de Catherine Martin e Angus Strathie.