Mais que um simples café gelado: aprenda a fazer o Cold Brew

É um processo lento e artesanal de infusão em água fria, que leva de 12 a 18 horas para ficar pronto

Cold Brew
Cold Brew (Fotos: Dariane Luz/Divulgação)

Mais do que um simples café gelado, o Cold Brew é um método diferente de extração de café feito através de um processo lento e artesanal de infusão em água fria, levando de 12 a 18 horas para ficar pronto. A técnica ressalta toda a delicadeza do café, resultando em uma bebida de acidez equilibrada, leve e com menos amargor. Diferente do Iced Coffee, que é feito tradicionalmente e posteriormente resfriado, o Cold Brew não entra em contato com a água quente em nenhum momento.

Quando o café é extraído em água quente, a força de extração é maior, trazendo mais amargor e acidez. Imerso em água fria, as nuances de sabores mais sutis são preservadas com notas leves e adocicadas.

Origem

cold brew

Não há informações de data nem local exatos quanto à origem do Cold Brew, mas existem diversos contextos históricos e pontos de vista relevantes que foram construindo a trajetória da bebida até os dias de hoje.

Uma receita de xarope concentrado de café está presente no livro Civil War Recipes: Receipts from the Pages of Godey’s Lady’s Book. O livro faz um compilado de receitas da revista feminina americana Godey´s Lady´s Book, uma das mais populares do século 19.
No entanto, segundo o livro de William W. Ukers, All About Coffee, foram os soldados franceses que, em 1837, começaram a consumir o café concentrado frio em guerras e viagens.

O boom do café frio teria começado no Japão em meados dos anos 1960 e consequentemente até os dias de hoje é produzido de diversas formas, seja de maneira industrial, vendido em latinhas ou feito artesanalmente nas cafeterias.

Cold Brew
(receita do barista Luiz Filippe de Simas Silva, do Black Horse Coffee)

1. Você vai precisar de uma garrafa ou pote de vidro com tampa;
2. Tecido voal ou filtro de papel. (Se optar pelo filtro de papel, inicie o processo lavando-o com água quente e pura como se fosse passar um café. Deste modo, são retirados parte da celulose do papel e possíveis sabores indesejados).
3. A proporção é de 750ml de água filtrada para cada 50g de café com moagem de média a grossa. A sugestão é utilizar cafés especiais orgânicos com torra fresca para um melhor resultado.
4. Misture o café à água, agite bem e deixe descansar na geladeira em recipiente tampado por cerca de 18 horas.
5. Depois, basta coar no filtro escolhido e adicionar gelo para uma bebida leve e refrescante.

Leia também:

Veja cinco tendências gastronômicas para 2019

Leia mais colunas de Renata Diem