Florianópolis recebe pré-estreia de série apresentada por Marcos Palmeira

marcos palmeira
marcos palmeira

A série de TV “Manual de Sobrevivência para o Século XXI” apresentada pelo Marcos Palmeira, que viajou por todo o Brasil registrando práticas sustáveis e soluções possíveis para o nosso planeta, propondo um novo modelo de vida, será apresentada hoje no Teatro Álvaro de Carvalho, às 19h. Na pré-estreia aberta ao público, será exibido o episódio “O Valor do Lixo”, com a presença do diretor João Amorim.

A série poderá ser vista no Cine Brasil TV (canal 157 na SKY) a partir de 6 maio e em outras operadoras locais (saiba mais em www.cinebrasil.tv).

Ao longo dos 13 episódios, Marcos Palmeira investiga iniciativas reais ao redor do país, como implementação de casas ecológicas, hortas urbanas, sistemas descentralizados para geração de energia, construção de fossas ecológicas, uso de moedas solidárias, desenvolvimento de máquinas com tecnologia de código aberto, entre outros. Aponta para possíveis soluções para nosso planeta em crise, mostrando ao espectador de forma interativa e divertida como as pessoas podem formar comunidades autossustentáveis e se prepararem para as mudanças futuras. A linguagem utilizada é um misto de reality e documentário, para além de entrevistas com especialistas em sustentabilidade, mas vivenciando propriamente as iniciativas mapeadas, e mostrando que a transformação da sociedade está ao nosso alcance. Para Marcos, “O Manual de Sobrevivência significa uma oportunidade rara de se mostrar o lado mais humano para uma existência social”.

Para o diretor João Amorim, “a série tem intuito de contribuir para mudança de paradigmas onde as pessoas possam não só se fortalecer como indivíduo, mas também se projetarem em comunidades cooperativas capazes de reverter alguns quadros delicados da humanidade atual”.

Sinopse
Os recentes eventos climáticos extremos em todo mundo mas no Brasil também, como as fortes chuvas na Região Norte, e a dramática seca levando os reservatórios a níveis críticos no Estado de São Paulo, demonstram cada vez mais nossa fragilidade como espécie, face às mudanças que estão ocorrendo no Planeta. Ao mesmo tempo, temos em todo o mundo uma nova classe emergente, com uma sede insaciável de consumo, num mundo com recursos cada vez mais escassos. Da crise financeira à crise ambiental, às guerras por energia e recursos naturais, nos questionamos como poderemos sobreviver como espécie no século 21. É nesse contexto que surge o “Manual de Sobrevivência para o século 21”. Vivenciado por Marcos Palmeira, o “Manual” busca ilustrar como podemos restabelecer uma sociedade pós-colapso. Entrecortado por animações dinâmicas e com trilha musical arrojada, o Programa busca mostrar como podemos plantar nosso próprio alimento, estabelecer moedas solidárias, desenvolver máquinas com tecnologia de código aberto, construir nosso próprio abrigo com materiais locais e formar comunidades resilientes e autossustentáveis. Enfim, aponta para possíveis soluções para nosso Planeta em crise.

 

Leia também:
Floripa Tap põe no palco reflexão sobre igualdade de gênero