Maresia, sol e vento: uma combinação que causa danos à pele e aos cabelos

cabelos
Foto: Divulgação

Por Lidiane Amaral, esteticista

Estamos quase recebendo em Itajaí a regata Volvo Ocean Race. Mas não é necessário dar a volta o mundo em águas salgadas para perceber os impactos que a maresia, o sol e o vento
causam no corpo. Quando expostos à água salgada do mar, os fios de cabelo e pele ficam mais ressecados. Isso porque o sal retira a camada de proteção da pele e favorece o ressecamento, possíveis queimaduras e também o envelhecimento precoce. Já os fios de cabelos ficam mais quebradiços, pois a água salgada ajuda a abrir a cutícula capilar, deixando-os mais frágeis. Para que isso não aconteça é necessário redobrar os cuidados e é claro, mantê-los sempre bem hidratados.

A hidratação da pele do rosto deve ser diária. Todos os tipos de pele precisam disso, até mesmo aquelas mais oleosas. Para isso é importante fazer o uso de produtos específicos para cada tipo de pele. Com esse cuidado é possível evitar o envelhecimento precoce, as linhas de expressão e a perda de elasticidade. Produtos com ativos antioxidantes e a base de Vitamina C são sempre muito bem-vindos. O uso do protetor solar também é imprescindível – lembrando que ele deve ser reaplicado a cada duas horas, pois tem o efeito reduzido quando em contato com suor e água.

O cuidado com a hidratação do corpo também deve ser redobrada. É sempre bom, após o banho, aplicar cremes hidrantes. Eles ajudam a evitar o ressecamento da pele. Segundo a hair stylist Beatriz Alcará, os fios devem ser protegidos dos raios solares com penteados despojados como um coque, um rabo de cavalo, ou ainda aquele coque rosquinha, que fica divino, além de super chique. Os chapéus também ficam um charme, e protegem cabelos e rosto.

Os efeitos de tanta diversão nos fios são nítidos se expostos por muito tempo: fios ressecados, quebradiços e sem brilho. Uma dica é fazer o uso de produtos que proporcionam a revitalização do couro cabeludo e uma sublimação completa da fibra capilar. Já quem não quer ir até o salão,
pode fazer uma hidratação em casa, usando o óleo de coco.

Leia mais:

Conheça a modelo que é a cara da Gisele Bündchen

Confira as dicas da Contém 1g para hidratar a pele no outono

Sardas no rosto: veja truques que valorizam e não escondem as suas pintinhas

 

Lidiane Amaral
Esteticista e empresária. Ao longo dos 15 anos que atua na área da estética e beleza, desenvolveu diversos tratamentos com o objetivo de trazer resultados satisfatórios e que ajudem a melhorar a autoestima da mulher. Com dedicação e trabalho se tornou uma profissional diferenciada e de referência na Grande Florianópolis. Atualmente conta com uma equipe altamente qualificada, que segue os métodos desenvolvidos, e que tem o propósito de proporcionar uma experiência de beleza única, com foco no resultando, respeitando sempre a individualidade de cada cliente.