Beto Barreiros: que tal provar mariscos com batatas fritas?

mariscos
mariscos

Na França e na Bélgica, esta entrada ou aperitivo-, é conhecida como moules et frittes e está no cardápio de todos os restaurantes. No verão é servida nas mesas colocadas nas calçadas, acompanhada de um bom vinho, com as pessoas lambendo os dedos enquanto comem os mexilhões e as fritas. Após provar, descobri que a batata frita feita de modo tradicional, combina com o sabor suculento e forte dos mariscos. Seu preparo é simples, um refogado de cebola, alho, alho-porro, ervas aromáticas, creme de leite para dar cremosidade ao caldo e vinho branco. Uma dica importante: é preciso limpar os mariscos, colocá-los em uma tigela com água gelada e sal por 40 minutos, para que eles abram e soltem algumas impurezas. Depois de cozidos, descarte os que não estiverem abertos.

Ingredientes (para 2 pessoas)
1 kg de mariscos na casca
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
1/2 alho-porro picado
1 buquê garni com ervas aromáticas (tomilho, louro, cabos de salsinha)
1 maço de salsinha picada
3 colheres de manteiga
200 ml de vinho branco seco
200 ml de creme de leite
fresco sem soro
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Utilizando uma panela alta, derreta a manteiga, adicione a cebola, o alho, o buquê garni e refogue até a cebola ficar um pouco transparente. Acrescente o alho-porro e refogue
por 2 minutos. Coloque o vinho branco, tempere com o sal e a pimenta e deixe ferver por 3 minutos.Após, adicione os mariscos e metade da salsinha picada. Misture tudo, tampe a panela e deixe cozinhar até que os mariscos se abram, por no máximo 5 minutos. Retire os mariscos com uma escumadeira. Peneire o caldo, retorne para a panela, coloque o creme de leite e deixe reduzir um pouco em fogo alto. Coloque os mariscos, salpique com  a salsinha restante e sirva.

Você vai lamber os dedos!

Leia mais:

Sabores DC: aprenda a preparar um delicioso fudge de chocolate branco com damasco

Para comer com os olhos – receitas para “recomeçar” o ano bem