Artista catarinense Mateus Bailon assina estampas de coleção de moda

Artista renomado internacionalmente por pinturas em murais, o catarinense acaba de assinar as estampas da coleção de verão da Colcci

Mateus Bailon nasceu em Balneário Camboriú e cresceu na praia de Cabeçudas, em Itajaí. Foto: Colcci/Divulgação

Não à toa a principal forma de representação do trabalho do catarinense Mateus Bailon são os pássaros. Nascido em Santa Catarina, em Balneário Camboriú, o jovem artista que passou sua infância e adolescência na praia de Cabeçudas, em Itajaí, ganhou asas e destaque internacional pintando murais em algumas das principais cidades europeias.

O artista, que está na Califórnia, acaba de assinar as estampas da coleção do verão 2019 da Colcci, estrelada por Cauã Reymond e Marina Ruy Barbosa. Por Whatsapp, Mateus
conversou com a Revista Versar sobre a carreira e o desafio de fazer a junção de sua arte com a moda.

Leia também: Sustentabilidade ganha força e marcas investem no eco fashion

Você ainda mantém vínculos com o Estado?
Sim. Todo ano fico pelo menos dois ou três meses em Itajaí, onde minha família ainda vive. Costumo dizer que é onde eu recarrego as minhas baterias, encontro meus amigos de infância, minha família e aproveito a praia. É bom demais.

Por que deixou Santa Catarina?
Deixei o Estado atrás de oportunidades. Desde pequeno sempre tive muita vontade de viajar e conhecer o mundo, e isso me motivou bastante a seguir essa vida nômade.

Quando você começou o seu envolvimento com a arte?
Começou naturalmente. Desde que me entendo por gente, eu sempre desenhei.

O que a arte significa na sua vida? E que relação ela pode ter com a moda?
Vejo no desenho e na pintura uma ferramenta de autoconhecimento, de autoexploração e de expressão. Minha forma mais pura de expressão e de comunicação com o mundo exterior e que me cerca. Eu acho que a relação da arte com a moda está exatamente aí. A maneira com que você se veste é a forma com que você se comunica com o mundo. E acho que nesse ponto a moda entra como uma forte maneira de se expressar com o mundo.

Artista renomado por pinturas em murais, como começou seu envolvimento com a moda?
Ainda no começo da carreira — eu já estava há alguns anos pintando na rua — iniciei um trabalho na Colcci. Comecei criando estampas para eles, e fiquei por dois anos, eu era muito novo. Essa experiência ajudou bastante nesse novo projeto. Por já entender como funcionava a indústria da moda, a transição do meu trabalho de pintura em grandes escalas para a estampa aconteceu de forma natural.

Como foi transferir o trabalho dos murais para estampas? Qual foi o processo criativo para a elaboração dessa coleção da Colcci?
O projeto e o processo criativo foram bem tranquilos. Apesar de estar sempre viajando, a gente manteve sempre uma comunicação. E eles me deram a liberdade total, o que facilitou muito. O processo foi muito dinâmico, orgânico e transparente.

Para você como é ver sua obra retratada em uma coleção de moda?
É muito gratificante. É parecido com sentimento de ver um mural na rua. Porque você faz um trabalho que está no mundo, que as pessoas estão se comunicando com ele diariamente. Me traz um sentimento muito bom ver uma pessoa vestindo o meu trabalho, porque se identificou. Isso é demais!

Os pássaros estão muito presentes no seu trabalho. O que eles significam?
Meus pássaros são muito importante no meu trabalho, e eles estão presentes nessa coleção que fiz para a Colcci. Eu sempre vi o pássaro como símbolo forte, mas não de uma maneira piegas como símbolo da liberdade. Eu vejo o pássaro como símbolo de evolução, porque eles foram os dinossauros há milhões de anos atrás, e hoje eles estão ainda presente em todos os continentes, em uma variedade incrível de cores e tamanhos e podendo voar e sendo autossuficiente para seguir rumo aos seus objetivos. Eu acho que melhor que seguir um ídolo humano, é observar exemplos na natureza e trazer isso para nossa vida. Buscar a evolução, buscar o que nos faz bem e sem medo. Bater as asas e voar cada vez mais alto.

COLCCI
Brasilian Art: Apresentação Coleção Spring Summer 19

COLCCI

COLCCI

 

Clique aqui para saber tudo sobre o Confraria da Moda