Família lança aplicativo gratuito para crianças com autismo

Projeto foi desenvolvido por uma família para ajudar Gabriel, filho e sobrinho dos criadores do app

Foto: Reprodução/App Store

Os empresários Grazyelle, Wagner e Adriano Yamuto, de São Paulo, acabam de lançar o Matraquinha, um aplicativo gratuito para celulares e tablets que permite que crianças com autismo se comuniquem. O projeto foi inspirado em Gabriel, de 9 anos, filho de Grazyelle e Wagner e sobrinho de Adriano, que foi diagnosticado com este transtorno de desenvolvimento quando ainda era bebê.

O app é indicado também para pequenos com dificuldades verbais e tem funcionamento simples. A comunicação é feita através de cartões que utilizam o sistema PECS (Picture Exchange Communication System ou Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) e que, ao clicados, fazem com que uma voz reproduza o que a criança deseja transmitir.

— No começo a criança vai clicar em todos os cartões para entender o significado de cada um deles e essa curva de aprendizado é natural. Mas depois a comunicação real começará. Esperamos que os pais se emocionem e se divirtam com cada matraquinha que surgir em suas casas — declara Wagner.

O aplicativo pode ser baixado em www.matraquinha.com.br, na Play Store (Android) ou na App Store (IOS – iPhone / iPad).

Leia mais:

Quem é o vendedor catarinense que se tornou um dos maiores empresários do país

Casal transforma roteiro de viagem em série de TV

Especialista fala sobre a importância das brincadeiras para a educação de crianças