Conheça o mel de bracatinga, um fenômeno da natureza

Este mel é único. Em 2017, foi reconhecido como o melhor do mundo no 45° Congresso Internacional de Apicultura, em Istambul, na Turquia

Mel de bracatinga
Foto: Caio César do Nascimento/Divulgação

Destaque no Globo Repórter, que mostrou as belezas exuberantes do nosso Estado, o pouco conhecido produto é uma associação entre a árvore bracatinga, um inseto chamado cochonilha e as abelhas, que resulta em um algo único: o mel de melato.

Ele é produzido por abelhas a partir do líquido açucarado que a cochonilha produz ao se alimentar da seiva da bracatinga. O mel de melato é escuro, levemente menos adocicado do que o de origem floral e possui maior quantidade de minerais, além de propriedades medicinais. Este mel é único. Em 2017, foi reconhecido como o melhor do mundo no 45° Congresso Internacional de Apicultura, em Istambul, na Turquia.

Estudos indicam que a área de produção do mel de melato abrange cerca de um terço do território catarinense, se estendendo do Planalto Sul ao Planalto Norte, seguindo por uma faixa central do Estado em regiões com altitude acima de 700 metros.

Novidade no corte da carne

Foto: NB Steak/Divulgação

Este corte é uma novidade nos açougues. O NB steak é extraído do dianteiro do boi, e por incrível que pareça, é uma carne macia, sem gordura e saborosa. Ela faz parte do rodízio do NB Steak, que fica no mesmo prédio da Maremonti Trattoria, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Spaghetti carbonara (feito com pancetta, ovos e parmesão), fetuccine caprese, risotto di Chef e a Bistecca Di Maiale e seus acompanhamentos são os destaques preparados pelo chef francês Pascal Valero.

Camarão ensopado com chuchu

Foto: Beto Barreiros

Fácil de fazer e delicioso de ser apreciado com arroz, o camarão ensopado com chuchu faz parte das mesas de todo o litoral. O chuchu tem a vantagem de agregar o sabor de qualquer ingrediente a que é adicionado e aumentar o volume do prato.

Ingredientes:
• 500g de camarões médios descascados
• 2 colheres de sopa de salsa
• 1 colher de manjericão picado
• 2 colheres de sopa de manteiga
• 2 cebolas picadas
• 4 dentes de alho picados
• 200g de tomates picados
• 400g de chuchu cortado em cubinhos
• 1 colher de sopa de colorau
• 200ml de água
• Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Salgue os camarões, acrescente uma pitada de pimenta do reino e reserve.
Aqueça uma panela, coloque a manteiga, adicione a cebola, o alho e doure levemente. Em seguida, crescente os tomates, os chuchus e o colorau. Após refogar um pouco, adicione a água. Reduza o fogo para brando, tampe a panela e cozinhe mexendo de vez em quando, até os chuchus ficarem macios. Acrescente os camarões e cozinhe-os de três a cinco minutos. Corrija o sal, desligue o fogo e acrescente a salsa e o manjericão. Sirva com arroz branco acompanhado de farinha de mandioca.

Leia mais colunas de Beto Barreiros