Catarinense é eleito o melhor sommelier do ano de 2019

Foto: Leo Munhoz

Prêmio Melhores do Ano – Prazeres da Mesa, maior premiação da gastronomia brasileira, elegeu Eduardo Machado Araújo, de Florianópolis, como o grande destaque da premiação de vinhos.

Um dos maiores reconhecimentos da gastronomia brasileira escolheu um catarinense entre 176 profissionais de todo país para ser o Sommerlier do Ano – 2019. O prêmio Melhores do Ano, da revista Prazeres da Mesa, recebe indicações de nomes de diversas frentes por especialistas no assunto – entre chefs, críticos e estudiosos da área.

Leia mais: Vinho sem frescura: sommelier catarinense propõe descomplicar a bebida

Foto: Facebook/Reprodução

Ao lado da premiação individual ele também levou dois Grandes Prêmios de Excelência pelas cartas de vinho dos estabelecimentos em que é sócio, o The Wine Pub. As cartas de vinho possuem mais de 200 rótulos de 18 países diferentes, têm foco em vinhos orgânicos e de pequenos produtores com uma vasta oferta de vinhos em taça.

— Destacar-se no mundo do vinho é uma tarefa bastante difícil e exige muito conhecimento. Se isso acontece fora do eixo Rio – São Paulo, que abriga as principais atividades do setor, é uma grande conquista para qualquer profissional — destaca a equipe da revista.

Eduardo esbanja experiência visitando regiões vinícolas, teve vivências na colheita de uvas na Borgonha, ganhou o prêmio de melhor sommelier de vinhos portugueses no Brasil, se tornando embaixador dos vinhos portugueses, é professor da Enocultura e do Curso de Formação Profissional de Sommelier, além de ter certificações internacionais como o WSET e Court of Master Sommelier.

Leia também:

Friozinho é um convite à harmonização de vinhos com a gastronomia italiana

Vinhos verdes de Portugal são os mais exportados depois do vinho do Porto

Você sabia que um dos vinhos brancos mais famosos do mundo é feito com uvas tintas?