Emilim Schmitz: Os melhores lugares para curtir em Joinville

Uma das perguntas mais frequentes que ouço pelo Brasil (e mundo) afora quando digo que sou de Joinville, é:

– E o que tem de bom pra fazer por lá?

Antes de começar a enumerar algumas das principais experiências que a maior cidade de Santa Catarina pode proporcionar, vou me apresentar.

Talvez alguns de vocês lembrem de mim do Jornal do Almoço ou do Globo Esporte, tanto em Joinville quanto Floripa. Comecei como repórter e apresentadora na afiliada da Globo em Santa Catarina, depois me mudei para o Rio de Janeiro para trabalhar como apresentadora do Fox Sports. Também por lá, fui contratada pela emissora do grupo Time Warner para iniciar a transmissão da Liga dos Campeões no Brasil.

Foram muitas experiências na televisão até fixar residência em São Paulo e tirar do papel um projeto que há tempos carregava comigo. Viajar sempre foi uma grande paixão e resolvi investir na criação do meu próprio conteúdo abrindo um canal no Youtube. Por lá, dou dicas de roteiro, gastronomia, compras, passeios, hotéis, valores e tudo mais que envolve o bom planejamento de uma viagem. Já viajei para alguns dos roteiros internacionais mais procurados pelos brasileiros como Nova York, Miami, Orlando, Paris, Londres, Vancouver e muitas outras cidades.
E eu não poderia começar de outra forma senão com dicas da minha região. Separei cinco experiências obrigatórias para conhecer Joinville e lugares próximos.

Foto: Salmo Duarte, Agência RBS

Jogo do Joinville E.C. na Arena

Só assim você vai sentir todo o calor do povo joinvilense. A cidade respira futebol com o JEC. O time já viveu altos e baixos na sua história, mas nem por isso a paixão da torcida diminuiu. Todos apoiam e é lindo de ver a Arena lotada, aliás, sempre com uma das maiores médias de público do Estado. Ah, antes de entrar no estádio aproveite para tomar uma cerveja com aquele churrasquinho dos bons que sempre servem por lá.

Foto: Salmo Duarte

Cuca joinvilense

Tenha certeza de que você não vai querer comer apenas um pedaço, vai repetir e ainda levar uma cuca inteira para casa ou para o hotel. Tem de banana, farofa, brigadeiro, Romeu e Julieta. Dá para escolher qualquer sabor de acordo com o seu paladar, mas esteja preparado para se apaixonar. A cidade tem uma forte colonização alemã e, para nossa alegria, essa receita deliciosa da culinária germânica foi mantida até hoje. E que dure para sempre!

Foto: Rodrigo Philipps

Mirante de Joinville

Está visitando a cidade e não sabe onde fazer uma bela caminhada? A resposta é simples: o mirante. O lugar é um dos queridinhos pelos moradores para a prática de exercícios físicos e a recompensa está lá no topo. Uma vista única e panorâmica. Pelo caminho você ainda pode visitar o Zoo Botânico, ideal para aproveitar com a criançada, e seguir a caminhada por uma área super arborizada e muito agradável.

Foto: Andréa Graiz

Pastel na Serra Dona Francisca

Esse momento é realmente delicioso – no sentido mais literal da palavra. Programa obrigatório para quem gosta de natureza e daquele pastelzinho quentinho feito na hora. Para acompanhar, caldo de cana. Essa é uma das coisas que mais amo fazer na região. Sem falar do passeio, que é maravilhoso, com muitos mirantes para você parar e apreciar as montanhas cobertas de Mata Atlântica.

Foto: Maykon Lammerhirt

Escola do Teatro Bolshoi

Vale muito a visita nessa que é a única unidade da escola fora da Rússia. O espaço é lindo e faz um trabalho brilhante formando alguns dos melhores bailarinos do planeta. Se estiver em julho pela cidade, aproveite também o Festival de Dança, o maior evento do mundo no gênero. É um espetáculo imperdível.