“Meninas Malvadas”: por que o dia 3 de outubro é tão importante para os fãs?

Data, que em 2018 é justamente na quarta-feira como no filme estrelado por Lindsay Lohan, é celebrada todos os anos nas redes sociais

Meninas Malvadas
Foto: Reprodução

JÚLIO BOLL/Gaúcha ZH

Quando Lindsay Lohan pisou pela primeira vez nos corredores da escola em que filmou Meninas Malvadas, ela não imaginava que estaria se tornando o ícone de uma geração. O longa-metragem de 2004, roteirizado por Tina Fey, é recordado até hoje por ser uma gigantesca fonte de memes e por mostrar os desafios da adolescência de uma forma sarcástica (e até dura).

O dia 3 de outubro tornou-se uma data marcante para os jovens e adolescentes que gostam de rever o filme, ainda mais quando é reexibido na Sessão da Tarde ou através de plataformas de streaming. Mas, afinal, o que torna o terceiro dia do décimo mês tão especial para os amantes da produção?

Para quem não assistiu, um breve resumo é necessário: Cady Heron (vivida por Lindsay Lohan) é uma jovem que acaba de se mudar para os Estados Unidos, depois de uma temporada na África – seus pais são pesquisadores. É a primeira vez que ela pisa em uma escola. Perdida e com os medos adolescentes (ou seriam infantis?!), Cady irá descobrir que o ensino médio é o verdadeiro reflexo das personalidades diferentes da faixa etária: existe o grupo dos nerds, dos esportistas, das patricinhas e dos alternativos.

Logo de cara, a personagem de Lindsay faz amizade com Janis Ian (Lizzy Caplan) e Damian (Daniel Franzese), dois jovens desconexos e pouco preocupados com rótulos. Ao mesmo tempo, Cady acaba formando laços com Regina George (Rachel McAdams) e suas duas melhores amigas, Gretchen Wieners (Lacey Chabert) e Karen Smith (Amanda Seyfried). O trio de garotas — as chamadas “poderosas” — traduz as preocupações de patricinhas ao pé da letra: o tempo todo, suas maiores urgências estão ligadas ao visual, a maquiagem, a popularidade e, é claro, aos garotos.

Com a oportunidade na palma da mão, Cady, Jais e Damian se unem para transformar a vida de Regina e suas seguidoras em um verdadeiro pandemônio. As situações vividas e o roteiro do filme, mesmo que teatral demais em alguns momentos, causam boas risadas e são um entretenimento de primeira.

Por que 3 de outubro?

Em uma das cenas de Meninas Malvadas, Cady está distraída dentro da sala de aula, quando recebe uma pergunta de Aaron Samuels (Jonathan Bennett):

— Qual dia é hoje?

— Três de outubro — responde Cady.

A resposta simples e a troca de olhares causa o inevitável: a garota se apaixona por Aaron, que é ex-namorado de Regina George. E como diz a regra do trio das poderosas: é proibido se apaixonar ou gostar do namorado da amiga.

Este fato, como é esperado, vai provocar uma reviravolta na trama. A cena e a data marcaram os fãs, que tornaram 3 de outubro o dia universal do filme nas redes sociais.

As referências não acabam por aí

Poderia ser apenas mais um 3 de outubro, mas a data em 2018 tem um valor ainda mais especial para os fãs de Meninas Malvadas. Isto tudo porque, ao ser integrante das poderosas, a pessoa precisa seguir regras para poder participar do grupo sem ser julgada.

Em uma das cenas — ainda na primeira conversa de Cady com as “rainhas” do colégio —, as garotas falam que gostariam de vê-la almoçando com elas no dia seguinte, mas com uma regra importante:

— Nas quartas, nós usamos rosa — avisa Karen.

Está feita a coincidência mais esperada e amada pelos viciados da produção: o dia 3 de outubro, em 2018, cai exatamente em uma quarta-feira.

Leia também:

Lady Gaga lança “Shallow”, música do filme “Nasce Uma Estrela”, ao lado de Bradley Cooper

Ver filmes juntos: uma experiência entre pais e filhos