Menino de 8 anos exibe o cotidiano paquistanês em mostra fotográfica em Florianópolis

Daniyal Ali Azfar mora com a família há cinco anos na Capital catarinense

Foto: Daniyal Ali Azfar/Divulgação

Daniyal Ali Azfar, de apenas 8 anos, apresenta nesta semana suas fotografias na mostra fotográfica Como Vejo o Mundo. As imagens revelam a vida cotidiana do Paquistão, país de origem do pequeno artista. As fotos já foram expostas na Fine Arts Gallery do Paquistão, em Karachi, quando Daniyal estava completando 2 anos de idade, sob o título The world as I see it.

Segundo seus pais, Saíra e Muhammad Azfar, a vida encontrada pelas ruas são o alvo favorito do menino.

— Daniyal considera a fotografia um meio para expressar o que sente ser a beleza no mundo. Suas fotografias são muito espontâneas e, portanto, captam momentos que de outra forma são difíceis de retomar — explica Saíra.

Daniyal Ali Azfar
Daniyal Ali Azfar na primeira exposição (Foto: Divulgação)

Ela conta que Daniyal começou brincando com a câmera digital dos pais e seu Tablet, onde brincava de fazer “cliques”.

— Tudo que ele gostava, ele fotografava. Tudo fazia parte de sua curiosidade. Então começamos a perceber que suas fotos eram muito boas. Um amigo nosso, que é fotógrafo, viu as fotos e disse que devíamos encorajá-lo.

Há cerca de cinco anos, Saíra e Muhammad Azfar vieram com Daniyal e seus irmãos para Florianópolis. Foi sua professora de Tecnologia Educacional, Giselle Araújo e Silva de Medeiros, que deu a ideia e ajudou a inscrever a mostra no Espaço Cultural BRDE. Giselle dá aula para a turma de Daniyal na 2ª série do ensino fundamental na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, no norte da Ilha. Hoje Daniyal está com 8 anos e sonha ser um astronauta.

Serviço

Abertura: 03 de outubro, às 19h

Visitação: 4 a 31 de outubro, das 9h às 19h, de segunda a sexta

Local: Espaço Cultural BRDE Governador Celso Ramos, no térreo da Agência de Florianópolis (Av. Hercílio Luz, 617, Centro)

Leia também:

Conheça a fotógrafa de Florianópolis que foi precursora na fotografia newborn no Brasil

Fábio Bartelt, fotógrafo de grandes marcas e celebridades, expõe fotos icônicas em Balneário Camboriú